Ex-nacional, Corsa chega a quinta geração na Europa

Novo compacto da Opel traz visual inspirado no Adam e motor 1.0 turbo de três cilindros da linha Ecotec

Opel Corsa 2015 | Imagem: Divulgação

Fora do Brasil desde meados de 2012 (sob bandeira da Chevrolet), o Opel Corsa estreia sua quinta geração no mercado europeu. A divisão alemã da GM apresentou nesta semana o novo modelo, que será sua principal atração no Salão de Paris, que acontece a partir do dia 4 de outubro.

Corsa 2015 incorporou a nova identidade visual da Opel, com forte inspiração no irmão menor Adam, em especial na dianteira. Há uma grade mais ampla e posicionada mais abaixo, sugerindo uma cara mais agressiva ao hatch compacto. Os faróis também são novos e agora trazem iluminação por LEDs. O novo para-choque e o capô redesenhado completam o conjunto.

Já nas laterais, as janelas ganharam um desenho mais moderno, sobretudo na versão quatro portas. As portas ganharam novos vincos. Partindo para a traseira, a novidade fica por conta das novas lanternas horizontais, invadindo a tampa do porta-malas, com desenho que lembra bastante as do Adam, mas em formato maior. O para-choque agora conta com um formato mais limpo.

Comparativo: Onix ou HB20, qual compacto comprar?

Por dentro, no entanto, é onde o novo Opel Corsa apresenta suas maiores alterações. O painel foi totalmente reformulado, com desenho mais moderno e materiais de melhor aparência. Há ainda novos itens tecnológicos, como é o caso do sistema IntelliLink, uma espécie de MyLink da Opel, mas com capacidade de reproduzir alguns aplicativos do smartphone Android ou iOS na tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Ainda entre os equipamentos, o hatch conta com aquecimento dos bancos dianteiros e volante, câmera de ré, assistente de estacionamento, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alerta de ponto cego, direção com assistência elétrica com modo diferenciado para a cidade, alerta de mudança involuntária de faixa, para-brisa aquecido, teto panorâmico, entre outros.

Debaixo do capô, o destaque fica para o novo motor 1.0 litro da linha Ecotec, de três cilindros e com turbocompressor, além de injeção direta de gasolina. De acordo com a marca, a unidade apresenta baixo ruído, vibração e aspereza, graças a um exclusivo eixo de equilíbrio. A potência é de 90 cavalos na versão mais básica ou 115 cv no modelo mais caro, porém, o torque é sempre de 17,3 kgfm, disponível a partir de 1.800 rpm.

Além dele, haverá um 1.4 litro, também de três cilindros com turbo, que entrega 100 cv e 20,4 kgm, além dos 1.2 e 1.4, ambos aspirados. Como opção a diesel há o 1.3 litro, que desenvolve 75 ou 95 cv. A transmissão, em todos os casos, é manual ou automática, sempre com seis velocidades, que ainda segundo a Opel recebeu diversos ajustes para maximizar a eficiência.

O chassis do novo Corsa foi alterado e reduziu o centro de gravidade do automóvel em 5 centímetros, oferecendo ganhos em termo de estabilidade. Há ainda um novo sub-chassi na dianteira e melhorias nos pontos de fixação e ancoragem das partes móveis da suspensão, que também beneficiam a estabilidade. As barras estabilizadoras, molas e amortecedores também são novos.

A chegada do Opel Corsa 2015 nas concessionárias na Europa acontecerá apenas em janeiro do ano que vem. Os preços ainda não foram divulgados.