Evolução para o Android Auto permitirá até chamadas via WhatsApp
Google apresenta novo visual para a plataforma de integração entre smartphones e os veículos
O Google apresentou na CES 2023, tradicional feira de tecnologia realizada em Los Angeles (EUA), uma série de aprimoramentos relevantes para o Android Auto, plataforma que permite a integração entre a central multimídia dos automóveis e smartphones que trabalham com o sistema operacional da empresa.
Entre as evoluções, o Google preparou um novo layout para a disposição das informações na tela da central multimídia. Segundo a companhia, o novo layout passa a priorizar três informações importantes para os motoristas, no caso chegar ao local de destino, comunicar-se com amigos e familiares e tocar as suas músicas ou podcasts favoritos.
“O visor do Maps agora está localizado mais próximo ao motorista, para que você possa ver para onde está indo com apenas um relance. O novo cartão de mídia inclui o melhor do Material You para apresentar a arte do seu álbum favorito, e o iniciador rápido que foi incluído permite que você acesse rapidamente os aplicativos mais usados recentemente”, detalha o Google.
Interessante salientar que o novo Android Auto também vai se adaptar aos diferentes formatos de telas, sejam eles mais verticais ou horizontais.
Além do novo layout, o Android Auto aperfeiçoado também contará com novas funções, como lembretes de chamadas perdidas, compartilhamento rápido de horário de chegada e acesso instantâneo a músicas ou a podcasts.
“Somado a isso, estamos introduzindo uma barra de progresso para músicas e podcasts - um dos nossos recursos mais solicitados - para que você avance em uma música ou episódio. Por último, mas não menos importante, começando com os smartphones Pixel e Samsung mais recentes, você poderá em breve fazer chamadas usando o WhatsApp com o Android Auto”, acrescentam os desenvolvedores.
Por fim, o Google reforça outras melhorias para automóveis que oferecem seu sistema operacional instalado de fábrica.
Alguns modelos da Renault na Europa, por exemplo, sairão das linhas de montagem com o Waze instalado de forma nativa, não dependendo mais da conexão com o celular do motorista.
Algumas fabricantes que usam o Google Automotive Services, como a Volvo, vão disponibilizar em breve o novo mapa HD desenvolvido pela empresa de tecnologia.
Os primeiros modelos a contar com o recurso serão o Volvo EX90 e o Polestar 3.
Entre seus diferenciais, o mapa HD oferece detalhes precisos da estrada, como marcadores de faixa, sinais e barreiras rodoviárias para oferecer suporte à tecnologia de direção autônoma das montadoras.