Etios Cross é o primeiro carro aventureiro da Toyota
Lançamento vem com visual esportivo e mais equipamentos de série por R$ 45.690, mas modelo já causa polêmica
Maior fabricante de automóveis do mundo na atualidade, a Toyota enfim se rendeu a moda dos carros com visual “aventureiro”. A divisão nacional da marca apresentou nessa terça-feira (6), em São Paulo (SP), o Etios Cross, que é baseado na versão hatch XLS 1.5 16V.
Disponível por R$ 45.690, o modelo ganha apetrechos estéticos que o deixam com um aspecto mais “robusto”. Esses itens são a grade frontal avançada, molduras de caixas de rodas, proteções plásticas nas portas, um defletor traseiro, rodas aro 14” pintadas de preto, rack de teto, entre outros.
O resultado, no entanto, ficou "pesado" e não conseguiu disfarçar o já criticado visual pouco inspirado do Etios. E, pela repercussão do modelo nas redes sociais, a Toyota terá outra polêmica pela frente - as críticas tinham sido ferozes quando a primeira imagem do Cross Etios vazou na internet e agora não tem sido diferente (confira algumas em nossa página no Facebook)
O interior também não traz nenhum item exclusivo e a configuração da cabine tem os novos itens de acabamento da linha 2014 do Etios, como o painel com acabamento “Total Black”, um plástico mais reluzente, e os bancos com novo tecido. A única exceção é o nome “Etios Cross” bordado nos assentos dianteiros.
Avaliação: Toyota RAV4 volta a entrar na moda
A lista de equipamentos do Etios Cross contempla faróis de neblina, travas e vidros elétricos, rádio com entrada USB, ar condicionado, volante com comandos de áudio, freios ABS, airbag duplo frontal, direção elétrica e repetidores de seta nos retrovisores. Já a motorização é composta pelo motor 1.5 16V de 96,5 cv e câmbio manual de cinco marchas.
O modelo, fabricado em Sorocaba (SP), é oferecido nas cores branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo. Segundo a fabricante, a expectativa de vendas do novo produto gira em torno de 300 unidades por mês. O carro chega às lojas no próximo dia 18 de novembro.
Recepção fria
Prometido há anos pela Toyota, o Etios foi o primeiro modelo compacto da marca a chegar ao Brasil, mas atrasou e, com isso, acabou chegando ao mercado num momento em que outros concorrentes mais atraentes estrearam, como o HB20 e o Onix. As vendas demoraram a embalar e hoje estão num patamar bem inferior aos rivais.
Com apenas 300 carros por mês, o Etios Cross deve servir mais como um chamariz para vender as outras versões do modelo, estratégia comum feita por quase todas as montadoras. O fato de chamar a atenção nas ruas já colocará o veículo no radar dos consumidores. Mas não deixa de ser uma tacada arriscada. É o que descobriremos nos próximos meses.