Carros novos estão cada vez mais atraentes, revela pesquisa nos EUA
De acordo com o estudo da J.D. Power, os novos veículos americanos estão agradando tanto quanto os modelos premium
Um dos estudos da J.D. Power trouxe uma constatação interessante. De acordo com a edição deste ano da pesquisa U.S. Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL) Study, os carros novos estão conseguindo se mostrar mais atraentes para seus consumidores do que ocorria há alguns anos.
Com isso, a Porsche, marca de luxo melhor avaliada pelos clientes na pesquisa, ficou empatada em pontos com a Dodge, sendo as duas melhores colocadas do ranking geral.
Esta é a 26ª edição da pesquisa APEAL, que complementa o ranking de qualidade inicial promovido pela empresa. O estudo é feito com proprietários de veículos novos nos Estados Unidos e que foram entrevistados após 90 dias com o carro.
A edição deste ano foi feita entre fevereiro e julho e levou em consideração o depoimento de 110.827 proprietários. As respostas são utilizadas para gerar a pontuação no índice, cuja nota mais alta é de 1.000 pontos.
Porsche e Dodge
Dessa forma, quanto mais perto desse número, melhor. Porsche e Dodge somaram 882 pontos. Por conta desse resultado, onde uma marca premium obteve a mesma classificação de uma montadora tradicional, a J.D. Power entendeu que há uma melhoria geral na indústria, o que tem elevado o patamar dos carros de grande volume.
“Um dos maiores fatores que impulsionam a melhoria da indústria este ano é a introdução de vários novos modelos altamente atraentes", declara David Amodeo, diretor automotivo global da J.D. Power.
"O estudo APEAL mede o apego emocional dos proprietários ao seu novo veículo, e os lançamentos de produtos que ocorreram neste ano mostram que as marcas trabalharam bem. Alguns são totalmente novos e alguns são reestilizações, mas os novos lançamentos demonstram que as montadoras estão conseguindo atingir melhor o lado emocional dos compradores", explica o executivo.
No ranking de marcas premium, em segundo lugar após a Porsche aparece a Genesis, divisão de luxo da Hyundai, com 879 pontos, seguida de Land Rover (879), Lincoln (876) e BMW (874).
Entre as marcas generalistas, depois da Dodge figuram Ram (881 pontos), Nissan (866), GMC (861) e Ford (858).
Tesla em alta
A Tesla foi a marca que obteve a maior nota do estudo, com 893 pontos. Porém, ela não entra na pontuação oficial porque não cumpre os critérios exigidos pelo J.D. Power.
De acordo com o instituto, a marca não permite que haja uma pesquisa em 15 dos 50 estados americanos.
Por isso, a organização realiza o levantamento nos outros 35 estados para calcular uma nota, mas, por conta da ausência das outras regiões, o resultado é tratado como não oficial.