Estudo mostra marcas que mais perderam com chegada de BYD e GWM
Toyota, GM e Jeep foram as que mais perderam espaço, de acordo com levantamento da Bright Consulting
A chegada das marcas chinesas, principalmente BYD e GWM ao Brasil acabou gerando uma série de mudanças no mercado, de acordo com o estudo da Bright Consulting. Entre outros aspectos, o volume de modelos eletrificados deu um salto de 5 mil unidades mensais até julho de 2023 para entre 14 mil e 15 mil unidades de janeiro a abril de 2024.
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No mesmo período, a participação de eletrificados passou de 16% para 40%. E modelos de marcas tradicionais, movidos a combustão, acabaram perdendo participação para os elétricos e híbridos da BYD e GMW, na maioria das vezes, também aponta o estudo.
Houve também uma desconcentração da participação das marcas tradicionais instaladas no Brasil, perdendo para as menores. Com isso, as fabricantes consideradas "outras" deixaram de ter 2,8% do mercado e ficaram com 4,9% no primero semestre de 2024.
Toyota perdeu liderança entre eletrificados
A Fiat perdeu principalmente em picapes substituídas pela Rampage da RAM e em veículos de entrada para o VW Polo Track. No caso da Toyota a perda foi mais no mercado de eletrificados e teve seus produtos a combustão também substituídos. Com menos 2,5 pontos percentuais de participação, a GM perdeu em todas as frentes, conforme a Bright Consulting.
A Renault perdeu devido à falta de produção do novo Kardian e, no sentido inverso, Chery e a Nissan cresceram suas participações ancoradas em políticas comerciais mais agressivas. Em relação à Ford, houve crescimento no mercado de picapes, impulsionado pelo lançamento da nova geração da Ranger.
As marcas Volkswagen, Hyundai, Honda e Citroën resistiram com pequenas variações na participação de mercado. Enquanto isso, BYD e GWM abocanharam 4,1 pontos percentuais do mercado no primeiro semestre.
Confira abaixo como ficou o sobe e desce de participação das pricipais fabricantes no mercado brasileiro depois da chegada da BYD e GMW ao Brasil, de acordo com o estudo da Bright Consulting.
Fiat: - 1,5 pp
VW: - 0,3 pp
GM: -2,5 pp
Toyota: - 0,7 pp
Hyundai: - 0,2 pp
Renault: - 0,4 pp
Jeep: - 1,6 pp
Nissan: + 0,5 pp
Honda: -----
BYD: +3,1 pp
Chery: + 1,5 pp
Ford: +0,7 pp
Citroën: - 0,1 pp
RAM: + 1 pp
GWM: + 1pp
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