Estudo mostra marcas que mais perderam com chegada de BYD e GWM

Toyota, GM e Jeep foram as que mais perderam espaço, de acordo com levantamento da Bright Consulting
BYD e GWM chegaram ao Brasil e geraram uma série de mudanças no mercado brasileiro

BYD e GWM chegaram ao Brasil e geraram uma série de mudanças no mercado brasileiro | Imagem: Divulgação

A chegada das marcas chinesas, principalmente BYD e GWM ao Brasil acabou gerando uma série de mudanças no mercado, de acordo com o estudo da Bright Consulting. Entre outros aspectos, o volume de modelos eletrificados deu um salto de 5 mil unidades mensais até julho de 2023 para entre 14 mil e 15 mil unidades de janeiro a abril de 2024.

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No mesmo período, a participação de eletrificados passou de 16% para 40%. E modelos de marcas tradicionais, movidos a combustão, acabaram perdendo participação para os elétricos e híbridos da BYD e GMW, na maioria das vezes, também aponta o estudo. 

Houve também uma desconcentração da participação das marcas tradicionais instaladas no Brasil, perdendo para as menores. Com isso, as fabricantes consideradas "outras" deixaram de ter 2,8% do mercado e ficaram com 4,9% no primero semestre de 2024. 

Toyota perdeu liderança entre eletrificados

Toyota Corolla Cross na linha de montagem da unidade de produção da marca japonesa em Sorocaba (SP)
Toyota Corolla Cross na linha de montagem da unidade de produção da marca japonesa em Sorocaba (SP) Imagem: Divulgação

A Fiat perdeu principalmente em picapes substituídas pela Rampage da RAM e em veículos de entrada para o VW Polo Track. No caso da Toyota a perda foi mais no mercado de eletrificados e teve seus produtos a combustão também substituídos. Com menos 2,5 pontos percentuais de participação, a GM perdeu em todas as frentes, conforme a Bright Consulting.

A Renault perdeu devido à falta de produção do novo Kardian e, no sentido inverso, Chery e a Nissan cresceram suas participações ancoradas em políticas comerciais mais agressivas. Em relação à Ford, houve crescimento no mercado de picapes, impulsionado pelo lançamento da nova geração da Ranger.

As marcas Volkswagen, Hyundai, Honda e Citroën resistiram com pequenas variações na participação de mercado. Enquanto isso, BYD e GWM abocanharam 4,1 pontos percentuais do mercado no primeiro semestre. 

Confira abaixo como ficou o sobe e desce de participação das pricipais fabricantes no mercado brasileiro depois da chegada da BYD e GMW ao Brasil, de acordo com o estudo da Bright Consulting. 

Fiat:   - 1,5 pp

VW:   - 0,3 pp

GM:   -2,5 pp

Toyota:  - 0,7 pp

 Hyundai: - 0,2 pp

Renault: - 0,4 pp

Jeep:  - 1,6 pp

Nissan: + 0,5 pp

Honda:  -----

BYD:   +3,1 pp

Chery: + 1,5 pp

Ford: +0,7 pp

Citroën:  - 0,1 pp

RAM: + 1 pp

GWM: + 1pp

 

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana