Estreia no Brasil em 2023: saiba o que muda no facelift do Toyota Corolla
Atualização de meio ciclo para o sedã foi revelada globalmente
A Toyota apresentou nesta quinta-feira (2) o aguardado facelift para o Corolla. A novidade, como noticiamos, está prevista para o mercado brasileiro, a qual motivou um investimento de R$ 50 milhões por parte da montadora na fábrica de Indaiatuba (SP), onde o sedã é produzido desde 1998.
Segundo as primeiras informações que chegam da Europa, o sedã passou por sutis aprimoramentos externos, evoluindo muito mais na parte mecânica e no conteúdo de tecnologia.
Ao menos na versão europeia do Corolla, o facelift trouxe apenas uma revisão estética nos padrões da grade frontal aplicados em suas diferentes versões e opções de carroceria.
Na parte técnica, por sua vez, a Toyota aprimorou consideravelmente o sistema propulsor híbrido aplicado na gama.
Segundo a marca, tanto as opções 1.8 quanto 2.0 passam a contar com uma nova central eletrônica (PCU) para o sistema, bem como a bateria de lítio-íon ganhou maior capacidade e ficou mais leve, com uma redução de até 18 kg dependendo do conjunto mecânico, detalha a Toyota.
Segundo a marca, o motor elétrico transeixo também foi aprimorado.
Todas as melhorias colaboraram para um notável ganho em desempenho, com uma redução de 1,7 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h no caso do Corolla 1.8 híbrido vendido na Europa. A opção que toma como base o motor 2.0 térmico, por sua vez, passa a acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 7,5 segundos.
A Toyota acrescenta que, mesmo com a melhora na performance, os níveis de emissões e consumo foram preservados.
Aqui no Brasil, apenas para lembrar, o Corolla Hybrid é comercializado somente com o motor 1.8 flex, o que fez dele o primeiro híbrido bicombustível do mundo.
Ponto interessante é que a Toyota alterou também as respostas do Corolla híbrido nas acelerações. “Anteriormente, o foco estava na aceleração linear. Agora, a recalibração do controle híbrido produziu uma aceleração que reflete de uma forma melhor a intenção do motorista e seu uso do pedal do acelerador. O ruído do trem-de-força sob aceleração também foi silenciado”, detalha a fabricante japonesa.
Outro ponto em que a Toyota conferiu bastante destaque na atualização de meio ciclo do Corolla fica para a tecnologia, tanto em sistemas de condução quanto para o conforto e segurança.
Ao menos na Europa, o sedã foi apresentado com uma nova central multimídia com tela de 10,5” de alta definição. O painel de instrumentos, por sua vez, passa a ser digital e exibe as informações em um display de 12,3”.
No campo dos assistentes de condução, a Toyota também trouxe para a gama Corolla algumas funcionalidades mais recentes.
Entre elas figura a Acceleration Suppression, que evita o uso não intencional do pedal do acelerador; o Emergency Steering Assist, capaz de evitar colisões frontais e o Safe Exit Assist, que emite um aviso se um ciclista ou outro veículo está se aproximando do carro quando o motorista deseja sair do automóvel.
Nos resta saber quais novidades a Toyota também vai aproveitar para o Corolla nacional.
O modelo atualizado será lançado no primeiro trimestre de 2023 no continente europeu. Aqui no Brasil, a atualização do Corolla também deverá chegar ao mercado no decorrer do próximo ano, estreando a linha 2024 do sedã.
Importante lembrar que a Honda prepara, para o último trimestre de 2022, a estreia da nova geração do Civic no Brasil, que será importada somente com a propulsão híbrida e:HEV.