Do que os brasileiros não abrem mão em um carro?
Pesquisa mostra quais são os itens decisivos para o consumidor quando chega o momento de comprar um veículo
O ato de comprar um novo carro depende de muitos fatores. Porém, os consumidores estão cada vez mais exigentes e tem alguns equipamentos que são considerados fundamentais na hora de escolher um novo veículo. Segundo um estudo realizado pela Route Automotive, o ar-condicionado foi apontado como o equipamento mais importante na hora de comprar um carro pelo público brasileiro.
De acordo com a pesquisa, 79,7% dos entrevistados disseram que o equipamento é fundamental. Abaixo dele ficou o sensor de ré, que foi considerado essencial por 55,5% dos entrevistados. Esse estudo foi feito em oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Paraná, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul) e mais o Distrito Federal. Foram ouvidas 575 pessoas, sendo 52% homens e 48% mulheres, todos com mais de 18 anos.
Com esse resultado, o estudo mostrou que os consumidores têm valorizado cada vez mais os itens de conforto e que melhoram o bem-estar dos ocupantes. "As montadoras estão em uma verdadeira disputa pelo modelo que oferece o melhor kit multimídia, o melhor ar-condicionado, dentre outros itens de conforto. E quem ganha com isso são os consumidores", analisa o diretor da Route Automotive, Wladimir Molinari.
Segurança valorizada
Outro ponto que tem despertado o interesse do consumidor é a segurança oferecida pelos carros. O estudo revelou que 23,9% dos entrevistados estão dispostos a pagar a mais para ter a câmera 360º em seu carro, enquanto que 21,7% pagariam para ter o monitor de ponto cego.
A conectividade é mais um aspecto que tem atraído os consumidores, já que a pesquisa apontou que 55,5% dos entrevistados aceitariam pagar um valor adicional para ter aplicativos no carro, enquanto que 46,3% investiriam em um serviço de assinatura mensal.