Este é o novo Nissan Quashqai, que deve chegar ao Brasil
Crossover japonês assume papel de modelo global na marca e é cogitado para venda em nosso país
A Nissan mostrou nessa quinta-feira (7) a segunda geração do Qashqai. O SUV, que é vendido há seis anos na Europa e em outros mercados, recebeu um design mais moderno, com diversas modificações estéticas. O crossover também cresceu e incorporou novos equipamentos segurança, além de adotar um novo câmbio automático.
A montadora japonesa não esconde a ambição com o novo modelo. A ideia é que ele passe a ser um modelo global em sua linha, capaz de agradar norte-americanos, europeus, asiáticos e, nós, brasileiros. A razão é que o segmento de SUVs de porte médio é um dos que mais cresce no mundo e o novo Qashqai agora poderá enfrentar de igual para igual os coreanos ix35 e Sportage e também os japoneses CR-V e RAV4, entre outros.
Com estilo mais atual que o modelo da geração passada, o Qashqai traz a nova identidade visual da Nissan. O detalhe cromado na grade frontal em formato de “V”, por exemplo, é nova marca visual da companhia. O SUV também mudou suas lanternas traseiras, que agora invadem a lateral do carro. O rack no teto também é novidade.
O Nissan Qashqai ficou maior. São 2 centímetros a mais de largura, 4,9 cm de comprimento e 1,5 cm a menos de altura. Em compensação, sua capacidade de levar sete pessoas foi aposentada.
No quesito segurança, o Qashqai ganhou diversos novos equipamentos. Sistema anti-colisão frontal, detector de fadiga do motorista e identificador de sinais de tráfego são novidades. Aviso de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego e assistente de estacionamento também auxiliam na segurança dos passageiros e terceiros.
Veja também: AUTOO pegou carona no carro da Nissan que dirige sozinho
O veículo ficou 40 kg mais leve em relação ao modelo da geração anterior. As opções de motorização são quatro, todas turbo. São elas o bloco 1.2 movido à gasolina, capaz de gerar 113 cv, assim como o 1.6 também movido à gasolina, de 148 cv. O SUV também é oferecido com os motores diesel 1.5 de 109 cv e o 1.6 de 128 cv.
O Qashqai já vendeu mais de dois milhões de unidades desde que foi lançado, em 2007, tornando-se um dos modelos mais comercializados da companhia japonesa. As primeiras unidades sairão sair da fábrica de Sunderland, no Reino Unido, a partir de janeiro de 2014.