Está à venda perua Quantum sem uso de loja VW fechada nos anos 2000
Veículo de 1997 pertenceu a ex-concessionária Comercial Gaúcha, de Estrela, no Rio Grande do Sul, e que ainda tem plásticos nos bancos
Em 1985 foi lançada no Brasil a perua Volkswagen Santana Quantum nas versões CS, CG, ambas equipadas com motor (AP-800) 1.8 de 94 cv de potência e 15,2 kgfm na opção a etanol e 86 cv e 12,5 kgfm na gasolina.
Além do câmbio manual de cinco marchas, opcionalmente havia a transmissão automática, com três velocidades, disponível no modelo topo de linha. Foi também a primeira perua nacional com quatro portas.
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Dois anos depois, a Quantum ganhou sutis mudanças, a exemplo dos para-choques envolventes de plástico, além das novas nomenclaturas que passaram a ser CL, GL e GLS.
Além dessas, havia a raríssima C, mais simples e que contava somente com câmbio de quatro marchas e motor a álcool, sem nenhum opcional. Esta versão “pé-de-boi” foi uma estratégia da VW em burlar o congelamento de preços do Plano Cruzado numa alternativa para oferecer um produto mais simples pelo mesmo preço de antes.
Nessa fase, seu motor passou para 96 cv com álcool, ganhando 2 cv. Além disso, em 1988 chegou o propulsor AP-2000 que rendia 112 cv e 17,3 kgfm na variante a etanol e 99 cv e 16,2 kgfm na configuração a gasolina, de série para a GL e GLS e opcional para a CL. Para 1990, veio a Sport com base na GL que vinha com alguns itens extras como bancos Recaro personalizados, além de faixas externas laterais, rodas personalizadas e lanternas fumê.
Por dentro, assim como por fora, está como saiu da fábrica
A partir de 1992 surgiu a segunda geração, com linhas mais arredondadas. Foi nesse ano que o catalisador foi adotado em toda a linha Autolatina visando atender a novas regras do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Além disso, a GLSi tinha injeção eletrônica de combustível multiponto de série e passou a oferecer os freios ABS como opcional. No ano seguinte, as versões mais simples também ganharam a injeção, só que monoponto. Assim ficaram: CLi e GLi.
A rara perua Quantum 1.8 MI verde 0 km das fotos é de 1997 e pertenceu à famosa concessionária Comercial Gaúcha que, após encerrar suas atividades no começo dos anos 2000, ficou armazenada na loja por muitos anos, junto a outros veículos como Santana, Fusca, Gol, entre outros modelos.
Ambos os carros estão equipados com motor 1.8 (AP-1800) a gasolina que fornece 100,5 cv de potência e torque de 15,5 kgfm. No caso da Quantum, é o suficiente para empurrar seus 1.125 kg de peso até os 100 km/h em 11,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 177 km/h.
De luxo, avistamos o opcional do ar-condicionado, mas não há vidros e nem retrovisores externos com controle elétrico, por se tratar de uma versão de entrada. O valor pedido é de R$ 185 mil, o mesmo valor pedido pelo Santana.
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