Esportivo ecológico, BMW i8 chega ao Brasil por R$ 800 mil
Híbrido com motorização de 362 cv atinge até 250 km/h e será vendido sob encomenda
A BMW confirmou nesta quarta-feira (10), em evento realizado em São Paulo (SP), que vai vender no mercado brasileiro já a partir deste ano o superesportivo “verde” i8. O novo veículo será vendido somente sob encomenda por R$ 799.950, despontando como um dos carros mais caros no País.
Concebido desde o início para ser um carro ecológico e não uma adaptação de um veículo comum, o i8 tem estrutura construída com materiais muitos leves, como fibra de carbono e alumínio, para compensar o alto peso das baterias de lítio, que vão sobre o assoalho do veículo.
A combinação de baterias, carroceria e demais componentes deixou o carro com 1.560 kg, número próximo ao de esportivos tradicionais, como Audi R8 e Porsche 911. Esses carros, porém, não chegam nem perto do consumo médio de combustível do i8, que pode chegar a 47 km/l. Tal número é superior até ao de veículos subcompactos, como o Smart Fortwo. E ele ainda é rápido, embora não tanto quanto modelos com motorização convencional.
Segundo a BMW, o i8, combinando os dois motores, vai do 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Se optar somente pelo modo elétrico, o veículo pode rodar por 30 km a uma velocidade máxima de 120 km/h.
Para recarregar o i8, basta utilizar uma tomada comum, em um processo que leva até oito horas, ou a estação de carregamento rápido, chamadas de i Wallbox, que o cliente pode comprar a parte e instalar em sua garagem. Com esse recurso, a recarga leva cerca de 3 horas para ser concluída.