Esportivo chinês é um dos novos hatches e crossovers que chegam no segundo semestre
Novidades até o fim do ano vão se concentrar nos SUVs e picapes, mas também há espaço para outros segmentos
Não vão faltar novidades no segundo semestre para o mercado automotivo. A maioria dos lançamentos ficará concentrada nos SUVs e picapes, mas também sobrará algum espaço para os demais segmentos, entre os quais os de hatches e crossovers. Curiosamente, mais da metade, será eletrificado, como é o caso do novo esportivo chinês Zeekr 001.
VEJA TAMBÉM:
- Novo Nivus e Jeep híbrido: os 13 SUVs que serão lançados no segundo semestre
- BYD Shark está entre as 7 picapes que chegam no segundo semestre; veja a lista
Trata-se de um modelo fabricado pelo Grupo Geely, que também é dono da Volvo. O carro é 100% elétrico e quer briga com Porsche Taycan e companhia, com 4,97 metros de comprimento por 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de entre-eixos. Além dele teremos mais cinco novidades no terreno dos hatches e crossovers.
1 - Peugeot 208 renovado
Imagem: Divulgação
O hatch fabricado na Argentina passará a ter o mesmo visual adotado na Europa, onde o carro já tem novos detalhes nos faróis full led e nas lanternas traseiras, além das luzes diurnas triplas e da reestilização da grade frontal e dos para-choques. Para completar, o carro passará a ter a logomarca da marca francesa reestilizado.
Outra mudança que a Peugeot deverá adotar na linha 2025 do 208 é que a versão topo de linha deixará de se chamar Griffe e passará a ser GT, ainda conforme o Stellantis Clube. Além disso, o motor 1.6 deixará de ser oferecido. Portanto, restarão apenas os 1.0, tanto o aspirado quanto o turbo.
2- JAC E-JS3
Imagem: Divulgação
A marca chinesa vai trazer o hatch elétrico que vai mirar no BYD Dolphin. O carro mede 4 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e 2,62 m de entre-eixos e linhas que lembram os modelos da Mini, com faróis redondos, maçanetas embutidas e bom espaço interno entre os principais destaques.
O interior conta com tela de 12,8 polegadas da central multimídia entre os equipamentos de série, bem como várias assistências ao motorista, teto panorâmico, entre outros. No conjunto mecânico, o JAC E-JS3 vem com motor elétrico de 134 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, além de bateria de 41 kWh que garante 405 km de autonomia de acordo com o ciclo europeu (NDEC).
3- Zeekr 001
Imagem: Divulgação
O crossover chinês fabricado pelo mesmo grupo que é dono da Volvo será vendido no Brasil em três versões, Básica, Premium e Flagship. A mais em conta terá motor elétrico traseiro, de 421 cv e autonomia que fica em torno de 600 km conforme o ciclo chinês e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O preço deverá partir de algo em torno de R$ 450 mil.
Por dentro, o destaque fica por conta da tela grande de 15,6 polegadas que concentra a maioria dos controles do carro, que pode executar as tarefas por comando de voz. Outro destaque é o sistema de som de alta-fidelidade, com 14 alto-falantes, bem como o head up display, que projeta as principais informações do cluster no para-brisa.
4 - Mini Cooper S
Imagem: Divulgação
O novo Mini Cooper S pode vir com motor 2.0, de quatro ciliindros, com 156 cv ou 201, dependendo da versão, mas sempre com câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. De acordo com a fabricante, a versão mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
O Mini Cooper 2025 ganha retoques no desenho, interior renovado com nova central multimídia e uma série de opções de cores. Na versãoCooper S, o carro também poderá ser encontrado pintado de British Racing Green IV, Ocean Wave Green e Sunny Side Yellow. Toda linha da marca inglesa está sendo renovada e também terá outros modelos, como o novo Countryman e o Aceman, que entra no lugar do Clubman.
5 - Hyundai Ioniq 5
Imagem: Divulgação
O elétrico da marca coreana Ioniq 5, que foi bastante premiado no mundo tudo, finamente chegará ao Brasil até o fim do ano. Vem com sistema elétrico de 800 volts e um desenho que pode ser considerado desruptivo. Na traseira, as lanternas são de led, mas parecem fazer parte de um mostrador inteiriço. Tem 4,63 m de comprimento e longo entre-eixos de 3 metros, o que ajuda no espaço interno
O porta-malas vão bons 500 litros de bagagem e o console central é espaçoso e deslizante, contribuindo bastante com a boa habitabilidade. A versão mais potente tem 302 cv, tração traseira, acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e a autonomia fica ao redor de 470 km, mas ainda sem a corrreção do Inmetro.
6 -BMW iX2
Imagem: Divulgação
O crossover da marca alemã tem 4,6 mdetros de comprimento por 1,85 m dde altura, 1,56 m de altura e entre eixos de 2,70 metros, o que garante bom espaço interno. Vem com dois motores elétricos um em cada eixo, para um total de 313 cv e 50,4 kgfm de torque. A autonomia é de 449 km, sem a correção do Inmetro.
O interior tem entre os destaques o conjunto de duas telas, a de 10,25" para os instrumentos e 10,7" para o sistema multimídia, além do sistema BMW iDrive com Quick Select, uma novidade para facilitar o uso das principais funções. A versão a combustão X2 também deverá desembarcar por aqui.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter