Escolhendo seu próximo carro em 2023: confira 30 novidades que valem a espera
Entre modelos inéditos e nova versões para automóveis já em linha, ano que vem reserva boas novidades em diversos segmentos
Assim como a etapa final de 2022, o ano que vem nos reserva não só boas novidades entre os produtos totalmente inéditos, mas também alguns reposicionamentos de versões que vão deixar determinados automóveis ainda mais interessantes do ponto de vista comercial.
Para ajudar quem está pensando em comprar ou trocar de carro em 2023, preparamos um resumo com 30 novidades que merecem a sua atenção. Vamos, então, a elas:
Modelos inéditos
Entre picapes, esportivos e SUVs, o catálogo de modelos inéditos que serão lançados no Brasil em 2023 está repleto de produtos interessantes.
A japonesa Honda, por exemplo, prepara uma ofensiva robusta no segmento de SUVs.
Ao longo do ano que vem, a marca vai entrar no segmento de SUVs intermediários com o ZR-V, modelo que será um forte concorrente para Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Ao menos no exterior, o ZR-V pode ser equipado com os propulsores 2.0 16V aspirado ou o 1.5 turbo.
Além disso, dependendo do país, o ZR-V pode ser encontrado com mecânica híbrida e opções de tração dianteira ou integral. Até o momento, de forma oficial, a Honda não anunciou qual será a configuração escolhida para o ZR-V destinado ao Brasil.
Já para quem deseja um SUV médio propriamente dito, oferecendo mais espaço interno e capacidade volumétrica para o porta-malas, a Honda importará a partir do ano que vem a nova geração do CR-V ao Brasil, este apenas com o conjunto propulsor eletrificado.
Com isso, a gama Honda será composta pelo HR-V, ZR-V e CR-V, posicionando muito bem a fabricante nas categorias de SUVs de maior volume no Brasil.
Vale destacar que a Honda também já anunciou para 2023 no Brasil os lançamentos da geração mais recente do sedã médio Civic (somente com mecânica híbrida e:HEV) e do aguardado Civic Type R, a célebre versão mais esportiva do modelo, que chegará pela primeira vez ao Brasil de forma oficial.
Por falar no Civic Type R, o segmento de compactos de alta performance vai brilhar no Brasil a partir de 2023 com a confirmação da chegada do GR Corolla ao país, decisão anunciada em maio deste ano pela Toyota.
Novas picapes
Como já analisamos, sem dúvida 2023 será o ano das picapes no Brasil.
No subsegmento de grande porte, Ford e Chevrolet vão abastecer os consumidores sedentos por picapes full-size com as respectivas importações da F-150 e da Silverado ao Brasil.
Ambas esperam repetir por aqui a notável aceitação que as picapes da gama Ram têm registrado no país, em grande parte graças à riqueza gerada pelo agronegócio brasileiro.
Já no segmento de médio porte, a Fiat confirmou que vai atuar na categoria a partir de 2023, ao que tudo indica aproveitando para si o projeto da Peugeot Landtrek.
Hoje a Fiat lidera o segmento de veículos comerciais leves e picapes no Brasil por conta do sucesso da Strada e da Toro, logo nada mais natural para a Fiat investir em sua entrada na categoria.
Ainda entre as picapes médias, outra estreia muito importante para o ano que vem é a apresentação da nova Ford Ranger, a qual foi totalmente reformulada e vai chegar ao Brasil com novos conjuntos mecânicos mais eficientes, uma cabine mais moderna e sofisticada, entre outras evoluções.
Outro lançamento relevante da Ford será a estreia da Maverick Hybrid, o que fará dela a primeira picape híbrida no Brasil.
Novos SUVs
O segmento de SUVs, como não poderia ser diferente, estará também no centro das atenções das montadoras.
Em especial para o uso familiar, um projeto muito interessante que será conhecido em 2023 é o aguardado SUV 7 lugares que a Citroën vai produzir em Porto Real (RJ).
Nascido em conjunto com a nova geração do Citroën C3, o modelo terá como foco a racionalidade do projeto e a preocupação com um custo-benefício agressivo, favorecendo a versatilidade graças à presença das três fileiras de assentos.
Já para quem está de olho em SUVs com propulsão 100% elétrica, a categoria terá em 2023 os importantes reforços do Ford Mustang Mach-E, Renault Megane E-Tech e Bolt EUV.
Algo a ser levado em consideração é a confirmação, por parte da Nissan, da estreia de sua mecânica híbrida em série e-Power no Brasil a partir do ano que vem. Fica a dúvida, entretanto, se a Nissan vai introduzir a tecnologia por aqui utilizando um modelo já conhecido, como é o caso do Kicks e-Power, ou vai apresentar um inédito SUV a ser produzido em Resende (RJ) já com a mecânica híbrida sob o capô.
Tal produto deverá ser maior e atuar em uma faixa de preço acima do Kicks, uma vez que a empresa já deixou claro que não tem a intenção de investir na nacionalização de produtos abaixo de seu atual SUV compacto.
Na gama Ford, é provável que a marca invista na importação do Bronco ao Brasil a partir do próximo ano, complementando a família hoje composta por aqui apenas pelo Bronco Sport.
A substituição do Territory pelo Equator Sport aqui no Brasil, porém preservando o nome do atual SUV médio da marca por aqui, também é uma movimentação esperada para o ano que vem.
O aguardado retorno do Volkswagen Tiguan Allspace ao nosso mercado é algo que pode estar nos planos da fabricante alemã para 2023.
Novas versões ou atualizações leves
A estreia de alguns modelos em segmentos-chave do mercado, como é o caso da nova geração da Chevrolet Montana, fará algumas marcas se movimentarem para manter a competitividade comercial de seus produtos. Um bom caso é o que deverá ocorrer na gama Fiat.
De olho nas futuras versões mais baratas da Chevrolet Montana, a Fiat deverá equipar a Strada com a opção do motor 1.0 turbo a partir de 2023. Com isso, a Strada terá uma versão ainda mais eficiente, sobretudo do ponto de vista do desempenho, e pronta para encarar a futura versão 1.2 turbo mais acessível da Montana com câmbio automático.
Ainda na gama Fiat, um “ajuste” interessante no portfólio da Toro passa pela oferta da mecânica composta pelo motor 1.3 turbo associado ao câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral.
O conjunto, hoje presente no Jeep Renegade, deverá figurar em dois catálogos na gama Toro, entre eles a versão Ultra, que tem orientação urbana. A novidade será um dos destaques para a linha 2024 da picape.
Ainda entre as novas versões para modelos atuais da Fiat, é provável que o Fastback Abarth ganhe nossas ruas a partir do ano que vem.
A Volkswagen, ao lado da Fiat, é outra marca que deverá investir pesado na atualização de seu portfólio em 2023.
Para o ano que vem a alemã deverá apresentar o facelift para o T-Cross e o Nivus, além das atualizações para o sedã compacto Virtus e, finalmente, a linha 2023 do Polo GTS.
O início da comercialização do Polo Track, o sucessor do Gol no segmento de hatches de entrada, está previsto para o primeiro trimestre de 2023.
Segundo informações extraoficiais, a Chevrolet também deverá incrementar a gama Tracker com a inclusão do catálogo RS para o SUV compacto, enquanto a picape média S10 tem confirmada para 2023 a estreia de uma nova versão.
Por fim, para quem não abre mão de estacionar um sedã na garagem de casa, a Nissan trabalha em boas investidas no segmento, trazendo para o Brasil a partir de 2023 o novo Sentra e o facelift do Versa.
A Toyota, por sua vez, finaliza o pacote de novidades com o facelift do Corolla, o qual deverá trazer melhorias também para a central multimídia e aprimoramentos na mecânica híbrida flex.