Equinox 2022 terá novo visual, mas pode perder motor 2.0 turbo
Chevrolet desistiu de novo motor mais potente para o SUV na América do Norte
Enquanto o facelift do Chevrolet Equinox foi postergado por conta da pandemia da Covid-19, novas informações surgiram nos EUA sobre a atualização de meio ciclo do SUV médio.
Segundo apurou o site GM Authority, a Chevrolet deverá oferecer o Equinox a partir da linha 2022 somente com a opção do motor 1.5 turbo.
Assunto que gerou algumas idas e vindas, há alguns meses surgiu a informação de que a Chevrolet iria descontinuar a opção 2.0 turbo para o leque de opções do SUV. Entretanto, relatos posteriores indicavam que a marca poderia substituir o atual 2.0 sobrealimentado da gama LTG pelo mais moderno 2.0 LSY, também com turbo e injeção direta.
Agora, de acordo com a mais nova informação obtida pelo site especializado, uma fonte confirmou que, de fato, somente o 1.5 turbo com injeção direta vai figurar sob o capô do Equinox 2022. Uma das razões para a escolha reside no baixa participação em vendas do Equinox 2.0 turbo nos EUA, responsável apenas por 8% do mix de vendas do SUV por lá.
Logo, como a maioria dos consumidores estariam satisfeitos com o nível de performance que o 1.5 turbo confere ao SUV médio, a Chevrolet optou por focar sua produção no modelo com essa configuração.
Aqui no Brasil, o Equinox 1.5 turbo é comercializado nas versões LT (R$ 150.740) e Premier (R$ 178.900), sendo a mais cara equipada com sistema de tração integral. O motor em questão aceita somente gasolina e entrega 172 cv e 27,8 kgfm de torque, operando em conjunto com uma caixa automática de 6 marchas.
É importante destacar que o Equinox comercializado nos principais mercados da América do Norte é produzido no Canadá, enquanto aqui no Brasil recebemos o SUV do México. Portanto, não estaria descartada a possibilidade de a Chevrolet manter o Equinox 2.0 turbo em linha para os mercados de exportação.
Hoje em dia tabelado em R$ 189.140, o Equinox Premier 2.0 sempre utilizou como argumento para se diferenciar dos concorrentes aqui no Brasil o alto desempenho proporcionado por seu conjunto mecânico. Com 262 cv e 37 kgfm, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e conta com câmbio automático de 9 marchas. A proximidade de preço entre os catálogos Premier 1.5 e Premier 2.0 em nosso mercado também motiva grande parte dos consumidores a optar pelo catálogo mais potente.
Em sua linha 2022, o Equinox vai contar com atualizações estéticas que contemplam nova grade frontal, para-choques, faróis, lanternas, entre outros aprimoramentos. Outra novidade é a chegada do catálogo de apelo esportivo RS para a gama, o qual tem grande chance de estrear no Brasil. O novo Equinox 2022 deverá ser lançado por aqui ao longo do próximo ano.