Entre os médios, i30 assume e Corolla se distancia

Hatch da Hyundai se torna líder no segundo ano de mercado. Sedã japonês se distancia dos concorrentes

i30, da Hyundai: 85 carros vendidos num fim de semana em São Paulo | Imagem: Fast Driver

Ao contrário do segmento de carros de entrada, onde o Gol domina há 24 anos, entre os sedãs e hatches médios o trono muda de rei de tempos em tempos. A chegada de novos modelos, o desinteresse do consumidor por carros já não tão novos e outras variantes mercadológicas alteram as posições ano após ano.

Só num segmento tão agitado quanto o de hatches médios para o líder ser um carro importado e movido apenas a gasolina. Em seu segundo ano de mercado, o Hyundai i30 fechou à frente dos concorrentes – que contam com mais opções de cor, versões e motores – com larga vantagem.

Quanto aos sedãs, o Corolla bateu o Civic pela segunda vez consecutiva. A diferença é que no ano passado o carro da Toyota deu uma surra no da Honda – assim como este fez em 2008 com o Corolla, ao vender 67.705 carros, contra 45.642 do rival. Confira os dez hatches e sedãs mais vendidos de 2010:

Hatches:
Hyundai i30: 35.922
Chevrolet Astra: 29.044
Ford Focus: 25.351
Volkswagen Golf: 17.731
Citroën C4: 13.546
Chevrolet Vectra GT: 10.813
Peugeot 307: 9.850
 Fiat Stilo: 6.544
Nissan Tiida: 5.663
Chery Cielo: 728

Sedãs:
Toyota Corolla: 54.987
Honda Civic: 30.930
Chevrolet Vectra: 19.976
Kia Cerato: 14.207
Fiat Linea: 12.076
Citroën C4 Pallas: 11.944
Ford Focus: 8.475
Nissan Sentra: 5.943
Chevrolet Astra: 4.884
Renault Mégane: 3.055