Entre os ''carrões'', Mercedes-Benz é o que perde menos valor
Levantamento da KBB aponta os carros de luxo mais e menos desvalorizados até R$ 1 milhão
Muita gente sonha em ter um “carrão” de luxo seja pelo excelente nível de acabamento que entregam, o visual mais caprichado ou os motores na maioria dos casos muito potentes e que conferem a esses modelos um desempenho acima da média.
Quando falamos de modelos que podem chegar a R$ 1 milhão, onde a compra é puramente emocional ou por status, alguns critérios mais pé no chão raramente são levados em conta.
Mesmo assim, o pessoal da KBB Brasil revelou uma interessante pesquisa sobre os carros premium que mais e menos se desvalorizam ao longo do primeiro ano de uso.
De acordo com o levantamento, entre os mais depreciados o Jaguar F-Type Coupé SVR 5.0 V8 chega a perder 22,6% de seu valor após um ano de uso. Em segundo lugar ficam empatados os modelos BMW M6 Grand Coupé 4.4 V8 e Audi RS7 Sportback Performance 4.0 V8 Turbo TFSI, com queda de 18,8% sobre o valor inicial. Já a montadora alemã Mercedes-Benz figura nesse ranking com o S 63 Coupe AMG 5.5 V8, somando desvalorização de 18,7%. Na última posição entre os carros premium que mais desvalorizam aparece Porsche 718 Cayman GTS 2.5 PDK, com uma redução de 17,7% de seu valor no primeiro ano de uso.
Já na outra ponta, a Mercedes-Benz lidera o ranking dos carros menos desvalorizados com preço entre R$ 400.000 e R$ 1 milhão. O Mercedes-Benz E 63 AMG S 4.0 é o único modelo com taxa inferior à 10% de desvalorização. O alemão somou 9,8% de depreciação em um ano de uso. A versão é seguida pelo Audi TT RS 3.5 TFSI, apresentando 11,4% de queda do valor. A BMW se consagra com a terceira e quarta posições com os modelos: BMW M4 CS 3.0 TB e BMW M3 3.0 Turbo. Manifestando pouca diferença na porcentagem de perda, o primeiro carro totaliza uma redução de 15,4% do valor, enquanto o segundo marca 15,6%. Por fim, a perua esportiva da Audi, no caso a RS 6 Avant Performance 4.0 V8, perdeu 15,9% de seu valor ao longo do primeiro ano de uso.