Entenda por que os carros da Jeep estão mais fracos em 2025
Renegade, Compass e Commander com motor 1.3 turbo agora estão com 176 cv
As novas normas do Proconve L8, que controla as emissões de poluentes dos carros nacionais, entraram em vigor no dia 1º de janeiro e, os carros que não saíram de linha, tiveram que se adaptar. Este foi o caso do motor 1.3 T270 da Stellantis que equipa os Jeep Renegade, Compass e Commander.
Sem alarde, a marca mudou a ficha técnica do trio com a nova potência de 176 cv no lugar dos antigos 185 cv. O ajuste foi necessário para que o motor se adequasse às regras. O número é mantido independente do combustível —etanol ou gasolina—, assim como o torque, que se mantém com 27,5 kgfm.
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A mudança afetou o desempenho. Com etanol, o Compass chega aos 100 km/h com 1 segundo de atraso em relação ao modelo fabricado até o ano passado. Agora são 9,8 s para chegar à marca.
Apesar dessa perda, quem comprar um dos SUVs fabricados em 2025 vai pagar mais caro. O Renegade ficou de R$ 3.000 a R$ 4.000 mais salgado. Já o Compass teve reajuste que varia entre R$ 4.000 e R$ 6.400. No caso do Commander, o aumento chega a R$ 8.400.
E os Fiat?
Os carros da Fiat que usam este mesmo propulsor, caso de Fastback Limited e Abarth, Pulse Abarth e Toro, ainda aparecem com 185 cv no site da montadora, mas é questão de tempo que também apareçam com a redução.