Enquanto Brasil perde fábricas da Ford, México negocia para reforçar presença da empresa no país
Administração mexicana quer levar algumas operações da fabricante ao país
Em um exemplo de como uma boa administração deve atuar, o governo mexicano não perdeu tempo após o anúncio de que a Ford deixaria de produzir no Brasil e já entrou em contato com a fabricante para realizar uma aproximação oficial.
Segundo reporta a imprensa local, a ministra da Economia, Tatiana Clouthier, comentou que representantes de sua pasta estão trabalhando com o objetivo de “realizar uma oferta para a Ford” tendo como meta criar condições para a empresa realocar parte de suas operações globais no país.
A ideia seria conceder alguns incentivos para que a montadora possa reforçar sua produção instalada no país. Atualmente a Ford conta com três plantas no México, a de motores em Chihuahua, a fábrica de Cuautitlán e a unidade de Hermosillo, de onde recebíamos o Fusion aqui no Brasil. Futuramente, a fábrica de Hermosillo também deverá abastecer nosso mercado com o Bronco Sport e a futura picape compacta-média Maverick.
Em Cuatitlán será montado o Mustang Mach-E, elétrico que também é previsto para o Brasil.
Vamos acompanhar quais serão as decisões da Ford envolvendo as atividades no México. De qualquer forma, graças ao acordo comercial entre o país e o Brasil, novos modelos produzidos por lá ganham mais chances de chegar por aqui, o que não deixaria de ser um ganho indireto também para nós.