Enquanto a Silverado não chega, designer antecipa a Chevrolet S10 Z71
Sigla famosa nos utilitários da Chevrolet ao redor do mundo deverá chegar ao Brasil
O segmento de picapes médias é um tanto quanto peculiar em suas estratégias de marketing. Enquanto nas demais categorias questões como baixo consumo e maior eficiência são cada vez mais realçados pelas fabricantes, modelos como a Volkswagen Amarok e a Toyota Hilux são bons exemplos de que pontos como a maior potência e o desempenho acima das concorrentes ainda é algo que fala mais alto para muitos consumidores. Não por acaso, a representante alemã hoje é vendida ao público em geral apenas com a motorização V6 turbodiesel sob o capô, enquanto a Hilux já teve por aqui a versão GR Sport apostando em um 4.0 V6 a gasolina.
Como noticiamos no mês passado, apurações vindas da Argentina dão conta de que a Chevrolet trabalha no desenvolvimento local da inédita versão Z71 para a S10 produzida no Brasil, a qual deverá posicionar a picape dentro do nicho de “alta performance” como as rivais.
Nos EUA e em alguns mercados ao redor do mundo, a sigla Z71 confere aos modelos da Chevrolet uma capacidade off-road destacada, trazendo, para isso, ganhos técnicos no conjunto de suspensão, rodas e pneus bem como pode receber componentes mais robustos para o sistema de tração.
Geralmente, pelo que podemos constatar nas picapes mais recentes da Chevrolet com a chancela Z71, como ocorre com a Colorado, prima da nossa S10 nos EUA, esteticamente os modelos não mudam tanto em relação às demais versões. O que importa mesmo é que está sob a “casca”. Com isso em mente, o designer Kleber Silva tomou como base a atual S10 High Country para imaginar como pode ficar a eventual S10 Z71 brasileira em seu formato final.
A ideia é que, graças às melhorias para o uso off-road, a S10 Z71 torne-se a configuração tipo de linha da picape. Ela poderá adotar um visual mais arrojado em relação à High Country, apostando em recursos estéticos como as rodas de liga leve e demais elementos da carroceria escurecidos para entregar um aspecto até mais esportivo, por assim dizer. Claro que não poderia faltar o logotipo Z71 muito destacado na lateral do modelo.
E o motor?
Ao contrário da Amarok com seu V6 turbodiesel e da Hilux GR Sport (versão que está prevista para retornar na gama da picape agora com novo visual), provavelmente a Chevrolet não deverá adotar um novo motor para a S10 Z71 nacional, permanecendo com o 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm associado ao câmbio automático de 6 marchas e ao conjunto de tração 4x4 com reduzida. Talvez a marca invista em alguma recalibração do propulsor para obter um pouco mais de potência e, com isso, realçar o posicionamento diferenciado da S10 Z71 no portfólio. A conferir.
Com chances reais de a Chevrolet importar do México ao Brasil a geração mais recente da Silverado, enquanto a picape de maior porte não chega para reforçar a linha GM na região, a S10 Z71 poderia cumprir a função de alternativa mais sofisticada.
Atualmente a S10 High Country atua na faixa de R$ 244 mil. Se, de fato, chegar ao mercado, a S10 Z71 poderá custar por volta de R$ 260 mil com seu pacote de melhorias. A previsão é que o catálogo inédito da picape poderia estrear por aqui no ano que vem como o principal destaque da linha 2023 da Chevrolet S10 nacional. Vamos acompanhar de perto!