Encontramos um VW Gol Copa 1982 quase 0 km à venda por R$ 120 mil
Hatch 100% original encontra-se com 3.357 km e mantém até os pneus da época intactos
O ano era 1982 quando ocorreu a Copa do Mundo sediada na Espanha com vitória da então tricampeã Itália ao derrotar a Alemanha, em Madri. Foi então que a Volkswagen preparou a sua “jogada” de marketing lançando o Gol Copa com tiragem de apenas 3 mil unidades naquele ano.
VEJA TAMBÉM:
- Veja o Ford Corcel que está à venda por R$ 155 mil
- R$ 240 mil: Confira o Fiat Punto T-Jet 0 km que custa o dobro de um Strada Volcano
Para “emplacar o Gol”, a fabricante caprichava no acabamento e nos acessórios alusivos ao campeonato mundial. A primeira delas estava na cor especial Azul Copa que estendia aos para-choques de metal com protetores de borracha. Também trazia: vidros verdes, faróis auxiliares, spoiler, rodas de liga leve de aro 13 polegadas e pneus mais largos (155/80 R13) emprestadas da linha Voyage, Parati e Passat.
Os frisos laterais emborrachados traziam o nome “Copa” o qual se estendia ao adesivo colado no vigia traseiro. Ainda na parte de trás, ao lado da plaqueta Gol, uma bola de futebol estilizada denunciava a série especial. Outra característica era a faixa preta que cobria toda a extensão do nicho da placa de licença.
Na parte interna, chamava a atenção o capricho no acabamento como, por exemplo, o veludo presente nos bancos e forros de portas, além do belo volante de quatro raios, o mesmo usado no Passat TS. Outra mudança era percebida no completo painel de instrumentos que trouxe conta-giros, relógio analógico e hodômetro parcial. A série especial também recebeu um easter eggs - expressão para descrever uma referência ou algo lúdico que está escondido em algum lugar - através da manopla de câmbio em formato de bola.
Gol de placa
No conjunto motriz, o Gol Copa conta com um motor movido a gasolina, de 1.6 litro, refrigerado a ar e alimentado por carburador que junto ao câmbio manual de quatro marchas rende ao hatch a potência de 66 cv (a 4.600 rpm) e torque de 12 kgfm (a 3.600 rpm). Na aceleração de zero a 100 km/h, dados de época declaram 18,2 segundos com velocidade final de 139 km/h.
Depois de 40 anos de existência, encontrar um exemplar desses todo original já é bem difícil, o que dirá um quase zero-quilômetro? Pois se você é colecionador, eis a sua chance de ter um Gol Copa com inacreditáveis 3.387 km exibidos com orgulho no hodômetro total. Ele está disponível através da Ratti Automóveis Multimarcas, loja situada no município de Herval d`Oeste, SC e que há mais de 10 anos é especialista no mercado de veículos semi-novos e clássicos.
É difícil acreditar na quilometragem, mas detalhes como o painel de instrumentos sem nenhum risco, volante original, bem como a manopla de câmbio ainda fosca, dão indícios de que o “artilheiro” da “Seleção da Volkswagen” “treinou” para que viesse se tornar bastante disputado por colecionadores. Outros indícios de que se trata de uma unidade 100% original é o jogo de pneus Pirelli P6 datado de 1982 nas medidas 155/80 R13.
A quantia a se pagar por esta raridade é de R$ 120 mil, sem dúvida um valor polêmico, mas que para potenciais colecionadores e fãs do modelo talvez não seja um absurdo. Quem comprá-lo, levará todo o histórico do carro tais como manuais intactos, chaves e chaveiros personalizados, além de um troféu do Veteran Veículos Clube de São Marcos (RS) e um certificado de veículo de coleção. Será que haverá disputa pelo passe nessa jogada?
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter