Encontramos um VW Bora 2009 nunca usado por R$ 125 mil

Versão sedã do Golf na cor prata vem com câmbio manual de cinco marchas e está como saiu da fábrica
Volkswagen  Bora 2009

Volkswagen Bora 2009 | Imagem: Reprodução/ Raridades do Monte

O Volkswagen Bora é um daqueles carros injustiçados e que quase ninguém deu valor a ele. Importado do México a partir de 2001, seu ciclo por aqui terminou em 2010, mas em seu país de origem - batizado de Jetta Clasico - continuou até 2015.

VEJA TAMBÉM:

Com os mesmos predicados do Golf, mas com a vantagem do porta-malas maior (455 litros contra 330 do hatch), a vantagem estava na pitada esportiva, sem deixar de lado o conforto e espaço interno com melhor aproveitamento.

Em toda a sua “estadia” por aqui, o sedã mexicano passou por poucas mudanças, mas algumas fundamentais para se manter entre os mais vendidos da categoria. Ar-condicionado digital Climatronic, por exemplo, era de série para todas as versões, além de computador de bordo, piloto automático, faróis de neblina, rodas de liga leve, dois airbags e freios ABS, tudo novidade da linha 2005.

Dois anos depois, o Bora ganhou a sua primeira reestilização com nova frente e traseira, e câmbio Tiptronic de seis marchas. O modelo que vocês estão vendo é um 2008/2009 simplesmente 0 km e nunca usado, porém documentado - já com o licenciamento 2024 pago - e com tudo o que o colecionador mais exigente tem direito. Até as etiquetas e plásticos originais estão lá para comprovar a autenticidade do produto.

Mecânica do Golf 2.0

Volkswagen Bora 2009
Volkswagen Bora 2009 vem com sistema de som com entrada USB e ar-condicionado digital entre os destaques
Imagem: Reprodução/ Raridades do Monte

Nessa fase, a tecnologia flexível ainda não estava presente - ela chegou só a partir do ano-modelo 2009. Dotado de um confiável e elástico motor 2.0, são 116 cv de potência máxima e 17,3 kgfm de torque. Esta configuração é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 11 segundos, enquanto que a velocidade final é de 195 km/h, nada mal para um sedã de 1.240 kg. Quanto ao consumo, dados de época revelam 9 km/l na cidade e 11.6 km/l na estrada.

Apesar de se tratar de uma configuração mais simples com transmissão manual de cinco marchas - e talvez a mais desejada por combinar a esportividade de seus engates curtos precisos - o sedã conta com extensa lista de itens de série. Ar-condicionado digital, chave telecomando com alarme d rodas esportivas de aro 16.

A lista de equipamentos continua com vidros, travas e espelhos elétricos eram alguns dos itens de série.Segundo o anúncio no Instagram da Raridades do Monte, empresa especializada no garimpo de automóveis clássicos e raros, o preço pedido é de R$ 125 mil, valor que hoje dá quase dá para comprar um VW Virtus Comfortline. Bora, ou não?

Volkswagen Bora 2009
Volkswagen Bora está em perfeito estado e tem porta-malas de 455 litros de capacidade
Imagem: Reprodução/ Raridades do Monte

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen  Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Volkswagen Bora 2009

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.