Em São Paulo, mulheres se envolvem 16 vezes menos em acidentes em relação aos homens
É o que apontam os dados do Infosiga SP relativos ao primeiro trimestre deste ano
Dado muito interessante foi divulgado nesta semana pelo Detran.SP tomando como base informações do Infosiga SP.
De acordo com a plataforma, somente 6,3% dos casos de acidentes registrados no primeiro trimestre de 2020 envolvem mulheres na direção, um percentual 16 vezes menor do que o número de acidentes com homens ao volante. As condutoras do sexo feminino representam 40% dos motoristas de todo o Estado, um total de cerca de 26 milhões de condutores.
A prudência no trânsito é demonstrada também por meio do perfil dos condutores com habilitações suspensas. Das 91,5 mil CNHs suspensas entre janeiro, fevereiro e março de 2020 no Estado de São Paulo, apenas 26% pertencem às mulheres.
Já em relação ao número de acidentes com vítimas fatais nos três primeiros meses, entre janeiro e março deste ano, a tendência se confirma: o sexo feminino responde por apenas 15,5% do total, frente a 84,5% de homens.
Outro dado importante é que na maioria dos casos fatais registrados, as mulheres não estavam na direção do veículo: 39,4% eram passageiras e 31,9% pedestres.
O levantamento do Detran.SP está dentro da programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao longo deste mês, o órgão vem promovendo uma série de palestras voltadas ao público interno sobre temas relacionados à saúde e empoderamento feminino.