Em resposta à VW Amarok, Ford trabalha em uma Ranger V6
Nova opção mais potente deve estrear nos EUA como a variante Raptor
Brigar por quem entrega a maior potência é algo tornou-se comum, por incrível que isso parecer, no segmento de picapes médias. Não é por acaso que a Ford tem tanto costume de se gabar do motor 3.2 turbodiesel da Ranger com seus 200 cv.
A primazia da Ford Ranger no setor, contudo, não vai durar muito tempo já que vem aí a Volkswagen Amarok com seu poderoso 3.0 V6 turbodiesel, que pode entregar até 224 cv de potência e o torque superando os 55 kgfm. Com isso, a Volkswagen espera rebater muitas críticas por parte do público (algumas delas bem exageradas) de que seu motor 2.0 biturbo era “fraco” para uma picape desse porte.
De olho em não ficar para trás nesse segmento importante no Brasil, que confere bons lucros às fabricantes, a Ford já prepara uma resposta à altura. São fortes os rumores de que, com a produção nos EUA iniciando a partir de 2018, a Ranger ganhe uma opção V6 para agradar aqueles que são mais ligados aos números de potência e torque.
Responsável pela criação da Ranger atual, a equipe da Ford na Austrália já está testando as opções de motor V6 que podem figurar na Ranger, e o catálogo é tão vasto quanto interessante. Dentre as opções a gasolina, figuram o 2.7 V6 de 325 cv e 51,8 kgfm de torque além do 3.5 V6 com 375 cv e generosos 64,9 kgfm de torque. A opção que faria mais sentido para o Brasil deverá ser o novo 3.0 V6 turbodiesel, que ainda não teve seus dados técnicos revelados.
O maior ganho em propulsão também trará à Ranger melhorias específicas de suspensão, acerto de chassi e até mesmo freio a disco nas 4 rodas. Outra novidade, pelo menos envolvendo os motores V6 a gasolina, é que eles trabalham com o novo câmbio automático de 10 marchas da Ford, que promete ajudar a picape a conseguir um bom compromisso entre baixo consumo e melhor desempenho.
Com a estreia da Ford Ranger V6, seguramente a picape ganhará bem mais condições de concorrer não só com a Amarok V6, bem como almejar potenciais clientes da Mercedes-Benz Classe X. Isso sem mencionar a chegada de rivais diretos como a nova geração da Nissan Frontier neste mês e a Renault Alaskan em 2018.