Em palco de aviação, Renault apresenta o Rafale, seu SUV cupê
Modelo foi revelado no Paris Air Show, maior evento aeroespacial do mundo, e traz a nova linguagem da marca
A Renault fez os olhares saírem do céu para um lançamento no solo neste domingo no Paris Air Show, mais importante evento de aviação do ano, no Aeroporto de Le Bourget, na França.
Embora o nome fosse famíliar, não se tratava do caça Dassault Rafale, capaz de voar mais de duas vezes a velocidade do som. Na realidade, estava exposto num palco um inédito SUV cupê numa bela cor azul e que se chama exatamente “Rafale”.
Como mostramos anteriormente, a Renault diz ter sido pioneira no batismo de um avião com o termo “Rafale”, que significa “rajada de vento” e foi dado a um monomotor de corrida de 1934 construído pela empresa Caudron.
VEJA TAMBÉM:
O Renault Rafale não voa nem bate recordes de velocidade, porém, chama a atenção pelo estilo bem resolvido, fruto do trabalho do designer Gilles Vidal. Não é de hoje que a marca anda fazendo carros bonitos, mas o SUV cupê conseguiu ir além.
Cupê elegante
Já com o novo logo da Renault incorporado, o Rafale traz uma grade feita de pequenos losangos que criam um belo efeito visual. Os faróis principais estão num conjunto esguio enquanto no para-choque as luzes diurnas de LED formam uma seta com ares de avião.
A traseira não chega a causar tanta sensação, mas também não compromete o conjunto. Olhando de lado, o Rafale não esconde o perfil de cupê, mas consegue resolver com elegância a caída após a coluna C, parecendo mais esportivo que modelos semelhantes.
Feito sobre a plataforma CMF-CD, da aliança Renault-Nissan, o novo SUV é equipado com um conjunto híbrido E-Tech com 200 cv, que soma um motor 1.2 litro de 3 cilindros com dois motores elétricos.
O Rafale terá também uma versão 4x4 com 300 cv que conta com um terceiro motor elétrico, responsável pelo eixo traseiro – como exclusividade, o SUV receberá um sistema chamado de VMC 2 (Controle de movimento do veículo 2).
O SUV cupê possui uma distância entre eixos de 2,74 m, a mesma do recém revelado Espace - o porta-malas pode transportar até 647 litros. São 4.71 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e 180 mm de altura do solo.
No painel, duas telas digitais se destacam: o cluster com 12,3 polegadas, e a central de infoentretenimento, de formato vertical e 12 polegadas.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
A estreia na Europa está marcada para o segundo trimestre de 2024.
“O novíssimo Renault Rafale é um elemento central da Renaulution, simboliza a nossa ascensão ao mercado e mostra que pertencemos a todos os segmentos de clientes. Com o seu cativante design coupé-SUV concebido para experiências intensas, proporciona um prazer de condução sem precedentes com as suas motorizações híbridas e um chassis de referência repleto de paixão e know-how dos engenheiros da Renault”, disse Fabrice Cambolive, CEO da marca.