Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Em entressafra, Volkswagen fecha abril apenas na 6ª colocação em vendas

Marca alemã teve menos de 10 mil emplacamentos no mês passado e pode perder 5ª posição para a Jeep

O primeiro quadrimestre de 2022 continua a decepcionar nas vendas, em função da crise econômica e das dificuldades relacionadas ao fornecimento de componentes para a indústria automobilística. Mas algumas montadoras têm sofrido mais que outras, como é o caso da Volkswagen.

A gigante alemã começou o ano como vice-líder, atrás apenas da Fiat, mas vem despencando em meio a sua entressafra de produtos. Já em fevereiro, a Volks havia fechado apenas no 5º lugar, posição repetida em março.

Agora, em abril, a marca amargou um preocupante 6º lugar, atrás também da Jeep. Ilustra bem a situação o fato de a VW ter emplacado menos de 10 mil veículos no mês passado.

Trata-se de um patamar só atingido durante os piores meses da pandemia do Covid-19, quando o mercado de automóveis foi afetado diretamente. A despeito das dificuldades de produção, é um volume bastante baixo.

Neste ano, a marca se agarra a dois modelos, que ainda mantêm uma demanda respeitável, o SUV T-Cross e o crossover Nivus. Juntos, eles respondem por 62% de todos os veículos nos primeiros quatro meses de 2022.

VEJA TAMBÉM:

Tem pesado bastante o fato de a montadora não repetir os emplacamentos de seus modelos compactos mais acessíveis como a família Gol e o Polo e o Virtus. A picape Saveiro, por exemplo, teve meros 42 exemplares vendidos em abril.

Modelos importados também não estão ajudando. Os mexicanos Jetta e Tiguan tiveram menos de 100 unidades vendidas enquanto os argentinos Taos e Amarok, pouco mais de 4,1 mil veículos.

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse: melhor resultado de vendas até aqui
Imagem: Divulgação

Pulse, enfim, embala

Enquanto a Volks sofre, a Fiat cresce. A marca italiana está cada vez mais isolada na liderança, com 113 mil emplacamentos. O destaque de abril foi o crossover Pulse, que chegou ao ser melhor resultado de vendas, com 5,5 mil emplacamentos e a 5ª posição no ranking do mês.

Onix Plus a mais

Se ainda está longe do patamar de seus bons tempos, a Chevrolet ao menos sobra no combalido segmento de sedãs compactos. O Onix Plus (7º no geral) vendeu quase o mesmo que HB20S e City somados.

CAOA Chery de olho no lugar da Nissan

Na parte intermediária da tabela, a Nissan oscila nas vendas, o que pode dar chance à CAOA Chery de assumir o 9º lugar em vendas no acumulado. A marca sino-brasileira já recuperou o 10º posto perdido para a Peugeot no início do ano.

Ford volta a crescer

Com um portfólio que lembra uma colcha de retalhos, a Ford conseguiu finalmente uma tímida recuperação. Com 1,6 mil emplacamentos, a marca norte-americana quase desbancou a Mitsubishi no mês. Além da Ranger, ajudou a novata picape Maverick, com 265 unidades vendidas.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024