Eletrificados caem no gosto do brasileiro e já são quase 160 mil unidades

Aumento da demanda faz com que empresas avancem na instalação de eletropostos no país
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid consegue rodar até 77,6 km só no modo 100 elétrico

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid consegue rodar até 77,6 km só no modo 100 elétrico | Imagem: Divulgação

O número de carros eletrificados cresceu 23% no Brasil nos últimos sete meses e, até o final de julho deste ano, quase 160 mil unidades entraram em circulação no Brasil. Os números são de uma pesquisa da NeoCharge.

VEJA TAMBÉM:

Segundo os dados da empresa, até julho, 157.038 unidades de carros eletrificados foram vendidos no país. Em dezembro do ano passado eram 120.518. O crescimento é natural, já que trata-se de uma tecnologia nova e que vem se popularizando recentemente.

Entre esses carros, 15.285 são elétricos, 35.407 são híbridos plug-in —que precisam ser recarregados na tomada—, e 106.346 são híbridos.

Facelift para o Toyota Corolla é revelado na Europa
Toyota Corolla é o híbrido com maior circulação no Brasil e está prestes a receber novos equipamentos
Imagem: Divulgação

Entre as marcas, a Toyota foi a que mais vendeu, com Corolla, Corolla Cross e Rav4, todos híbridos. São 78.223 veículos da marca em circulação no país, segundo a pesquisa. 

Logo depois vem a Volvo, que tem investido em carros elétricos no Brasil e acabou de lançar o EX30, SUV elétrico com preços partindo da faixa dos R$ 220 mil. São 19.898 unidades.

Infraestrutura

O aumento da demanda com eletrificados tem movimentado outro setor, o de eletropostos. Hoje são cerca de 3.000, mas segundo outra empresa, a E-Wolf, a previsão é de que este número chegue a 5.000 até meados do ano que vem.

Especializada em equipamentos de recarga, a empresa tem parceria com a BYD para ampliar a instalação de eletropostos.

Detalhe do Ford Kuga híbrido durante o carregamento das baterias
Carro híbrido durante o carregamento da bateria, cena que vai se tornar cada vez mais comum no Brasil
Imagem: Divulgação

“Grande parte dos proprietários faz a recarga no próprio domicílio, no entanto, é fundamental ampliar a infraestrutura público-privada para disponibilidade de recarga”, disse Thiago Castilha, co-fundador e diretor de Marketing da E-Wolf.

Segundo levantamento da empresa, 80% dos proprietários de carros elétricos faz a recarga na própria casa, mas 20% ainda dependem dos carregadores públicos.

Hoje o carro elétrico com maior autonomia à venda no Brasil, segundo medição do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), do Inmetro, é o BMW IX xDrive 50, que pode alcançar 528 km. mas a maioria dos modelos mais baratos têm uma autonomia na faixa dos 300 km. Ou seja, dependem de uma rede pública, principalmente em rodovias.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023