Elétricos chineses ficam sem seguro por falta de peças no Reino Unido

Problema, que também atinge o Brasil, faz com que corretoras neguem o serviço ou cobrem muito caro
BYD Seal 2024

BYD Seal 2024 | Imagem: Divulgação

Os carros elétricos chineses não estão invadindo só o Brasil, como também o Reino Unido e um problema em comum está afetando os dois mercados: falta de peças e de mão-de-obra especializada. E isso está afetando as seguradoras.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o site britânico AutoExpress, foram identificadas falhas graves no nível de suporte técnico e de fornecimento de peças para as novas marcas de automóveis chinesas que estão chegadando ao Reino Unido, tornando certos carros elétricos quase não seguráveis ​​e outros muito mais caros do que deveriam ser.

O site cita o exemplo do BYD Seal. A reportagem tentou fazer o seguro do sedã elétrico em diversas seguradoras, mas só três aceitaram e por um valor muito acima do esperado. Em resposta, a BYD disse estar ciente do problema e que já apresentou às seguradoras o seu plano de distribuição de peças em terras britânicas.

“Estamos cientes de que alguns de nossos clientes estão relatando opções de seguro restritas no momento. Tomamos uma série de medidas para melhorar esta situação e esperamos que a escolha do seguro ao consumidor melhore muito em breve”, disse a GWM em nota, outra empresa que enfrenta o problema na Europa.

GWM Ora 03 chegará para ter entre os principais rivais o BYD Dolphin
GWM Ora 03 também enfrenta falta de peças no Reino Unido, segundo revista
Imagem: Divulgação

Segundo a Thatcham Research, empresa de inteligência de risco financiada pela indústria de seguros, não há nada de errado com os carros em sim, mas faltam conhecimento para as montadoras sobre o mercado de reparação no Reino Unido. 

O seguro automóvel do Reino Unido baseia-se na premissa de que os danos devem ser reparados de acordo com um padrão aprovado pelo fabricante, mas para muitos modelos chineses não existem informações relevantes sobre como fazer o reparo, porque o mercado interno chinês não precisa delas. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Problema também afeta o Brasil

Diversos clientes brasileiros da BYD já reclamaram sobre a falta de peças e demora para a chegada delas para reparo de colisões. Tanto nas redes sociais quanto no site Reclame Aqui, especializado em queixas de consumidores, há inúmeros relatos de proprietários se queixando.

Uma fonte ligada à BYD disse à reportagem do Autoo que o problema de fornecimento não existe e que não falta e nem faltará peças de reposição no mercado brasileiro. Por aqui, no entanto, ainda não há relatos de seguradoras que negam cobrir os carros elétricos chineses, apesar dos preços mais altos cobrados por eles.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023