Eis o SUV que a Renault prepara para encarar o Jeep Compass
Modelo, que estreia na Rússia, também será oferecido no Brasil
A estratégia já havia sido revelada há um bom tempo, mas aos poucos vamos desvendando mais detalhes sobre o futuro SUV de médio porte que a Renault vai oferecer em modelos emergentes. Por médio porte, leia-se tamanho e preço equivalentes ao que observamos hoje para o Jeep Compass no Brasil. Esse segmento, aliás, ganhará o reforço de modelos considerados estratégicos para as marcas, como o derivado do projeto Tarek que a Volkswagen desenvolve e será produzido na Argentina para a região.
Nesta semana, eis que a Renault libera o primeiro teaser desse modelo inédito, que será revelado durante o Salão de Moscou entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro. Não por acaso, a terra que hoje abriga a Copa também será o primeiro país a produzir e comercializar o SUV médio.
Pelo que podemos notar na primeira imagem oficial do futuro utilitário esportivo, que, obviamente, não deixa transparecer muitos detalhes para não estragar a surpresa daqui a alguns meses, o SUV deverá adotar um visual bem robusto, como o logotipo bem pronunciado da marca sugere. Os traços também nos sugerem um conjunto ótico bem arrojado e linhas modernas.
Aqui no Brasil, esse novo SUV poderá dar mais vida para a Renault na categoria, uma vez que o Captur não é exatamente o que podemos chamar de sucesso de mercado. O Duster, por sua vez, será atualizado em 2019, mas ocupa uma segmentação mais acessível dentro do universo de SUVs.
O futuro SUV médio da Renault, que deverá ter preço dentro do intervalo de R$ 100.000 a R$ 150.000, também poderá ser equipado com conjuntos mecânicos mais avançados em relação ao que vemos hoje na gama brasileira da Renault. Uma das novidades poderá ser a introdução do motor 1.3 turbo por aqui, propulsor que ainda é recentemente na Europa.
Por falar no Velho Continente, esse novo modelo da Renault já foi flagrado realizando alguns testes com uma camuflagem bem pesada. Já foi possível notar, entretanto, que as formas da carroceria sugerem um modelo que lembra bem o estilo “SUV-cupê” tão usado em marcas premium como é o caso dos BMW X6 e X4, dentre outros.
Com isso, a Renault marcará um passo ousado para atrair clientes em países como Rússia, Brasil, Coreia do Sul, dentre outros. A previsão é que o novo SUV médio da Renault seja lançado no Brasil por volta de 2020.
Sai a Dacia, volta a Renault
Outra notícia veículada pela mídia europeia da conta de uma mudança signficativa na estratégia da Renault para os países onde atua.
Segundo o periódico Le Figaro, pelo menos na Europa a Renault não vai mais adaptar modelos da Dacia com o seu logotipo, como faz aqui no Brasil, em uma tentativa de criar uma nova imagem para seus produtos daqui para a frente.
Com isso, de acordo com o jornal francês, a Renault buscará dar um caráter mais refinado aos seus produtos e não tão focados no baixo custo como é o caso da romena Dacia. A nova geração do Duster, adianta o Le Figaro, foi o último produto que ainda terá grades dianteiras ostentando os logotipos da Dacia e da Renault dependendo do mercado.
Resta saber, sob esse novo raciocínio, como ficará a gama Renault na América do Sul, hoje majoritariamente constituída por modelos oriundos da Dacia, como é o caso do Duster, Sandero e Logan.