EcoSport sem estepe estreia em janeiro; Edge ST em março
Ford também confirma a Ranger Storm para o mercado brasileiro
A Ford realizou nesta quinta-feira (13) um encontro com a imprensa automotiva brasileira e apresentou algumas novidades que podemos esperar para o próximo ano no mercado, muitas delas já antecipadas previamente no Salão de São Paulo 2018.
A primeira delas será a estreia, em janeiro de 2019, da opção sem estepe externo para o EcoSport. Baseada na versão topo de linha Titanium, a mais equipada do modelo, a novidade contará com motor 1.5 de 3 cilindros, câmbio automático de 6 marchas e apelo focado no uso urbano. Para compensar a retirada do estepe, o EcoSport Titanium 1.5 utilizará pneus com a tecnologia run flat, que possibilita ao carro rodar por uma determinada distância mesmo com o pneu danificado.
Em março, por sua vez, está previsto o lançamento do Edge ST no país e a chegada efetiva do crossover às lojas no mesmo mês. O modelo já é oferecido em regime de pré-venda no país por R$ 299.000. O Edge ST inaugura a grife esportiva da marca no Brasil em grande estilo ao contar com um 2.7 V6 biturbo sob o capô com 335 cv, câmbio de 8 marchas e sistema de tração integral. O modelo também estreia no Brasil o pacote Ford CoPiloto 360, que integra a frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, câmera de visão traseira e farol alto com comutação automática.
Por fim, entre o leque de novidades confirmadas, temos o anúncio da estreia da Ranger Storm no Brasil, versão que foi revelada em caráter conceitual no Salão de São Paulo 2018. A novidade, que “valoriza a vocação off-road da picape”, nas palavras da Ford, é baseada na configuração 3.2 turbodiesel de 200 cv e conta com pintura em duas cores, grafismos e elementos como alargadores de para-lama, para-choques off-road, rack de teto, snorkel, estribos laterais tipo plataforma, capota marítima e grade dianteira personalizada. A versão definitiva da Ranger Storm deverá ser lançada no mercado brasileiro entre o fim de 2019 e começo de 2020.
Por enquanto, nada de Territory...
O Autoo questionou alguns executivos da marca sobre mais detalhes do Territory em nossa região.
A cúpula da marca, contudo, permanece evasiva sobre um prazo de lançamento para a novidade por aqui ou em qual país ele será produzido. Sabe-se, contudo, que o Territory será o modelo escolhido pela marca para atuar no segmento dos SUVs médios, categoria que hoje tem no Jeep Compass seu expoente.
Desenvolvido na China, o Territory oferece bom espaço interno, amplo porta-malas e terá um bom nível de conteúdo de tecnologia e conectividade, atributos valorizados no segmento.
É muito provável que, ao longo de 2019, a Ford ofereça mais detalhes sobre a novidade.
Concluindo o encontro com a imprensa, Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos, comunicação e estratégia da Ford América do Sul, apresentou um balanço do cenário econômico e das perspectivas da indústria para 2019. Segundo ele, o mercado automotivo caminha para fechar o ano com um crescimento entre 15% e 16% e vendas na casa de 2,6 milhões de unidades. A expectativa para 2019 é crescer de 10% a 12% e chegar a 2,9 milhões de veículos. Golfarb também destacou a importância do setor automotivo na recuperação da indústria, respondendo por 70% do seu crescimento em 2018, e o avanço das vendas diretas para frotistas, uma tendência que deve se reforçar em 2019, trazendo desafios adicionais de custos. Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, por sua vez, lembrou o investimento global de US$ 11 bilhões da Ford para lançar 40 modelos híbridos e elétricos até 2022 e suas parcerias e aquisições nas áreas de carros autônomos, conectados e mobilidade. Ele destacou também as ações de responsabilidade social da marca, como o Programa de Educação para Jovens e o Curso de Robótica em Camaçari, na Bahia, e a alfabetização de adultos em Horizonte, no Ceará, em parceria com a ONG Alfasol.