E se os VW Nivus e T-Cross tivessem versões esportivas?

Por meio de projeção, designer imagina como ficariam as configurações mais apimentadas dos SUVs inspirados por modelos existentes
Volkswagen Nivus GLI

Volkswagen Nivus GLI | Imagem: Kleber Silva

Quando a Volkswagen apresentou os novos Polo e Virtus na versão esportiva GTS, o mercado viu que ainda havia espaço para quem buscava um pouco a mais de performance. No entanto, hoje, a dupla custa mais de R$ 100 mil e, nessa faixa de preço, os modelos mais desejados são os utilitários esportivos, principalmente os compactos.

Para a Volkswagen, a solução seria simples: aplicar o tratamento que o hatch e o sedã receberam com as versões GTS a sua dupla de SUVs compactos, hoje formada pelo T-Cross e pelo Nivus. O primeiro, inclusive, já conta até com a mesma opção de motor do Polo GTS, podendo trazer o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque na configuração Highline. Bastaria aplicar o trabalho estético e as recalibrações específicas para uma configuração mais apimentada. Ainda que o Nivus não ofereça o motor 1.4, sua plataforma MQB A0 dá suporte para utilizar o propulsor maior.

Saiba mais: VW Nivus já é um dos SUVs mais vendidos do Brasil

Volkswagen Nivus GLI
Volkswagen Nivus GLI ganharia saída dupla de escape 
Imagem: Kleber Silva

Uma vez que a Volkswagen ainda não anunciou nenhum plano para versões esportivas aplicadas a sua dupla de SUVs, coube a Kleber Silva imaginar como ficaria o resultado. O designer optou por nomear as criações com a sigla GLI, utilizada nas versões mais caras e performáticas do Jetta atual.

O Nivus ganhou mais alterações, aproveitando seu visual de cupê. Na dianteira são vistos elementos como os faróis com faixa vermelha, que ainda cruza a grade como nos modelos GTI. No para-choque frontal foram aplicados detalhes cromados nas laterais, próximos aos faróis auxiliares, assim como na parte mais baixa da peça. Na traseira, o grande destaque fica para a saída dupla de escape com ponteiras cromadas.

Volkswagen T-Cross GLI
Volkswagen T-Cross GLI ficou mais sóbrio
Imagem: Kleber Silva

Saiba mais: VW define o nome Taos para novo rival do Jeep Compass

O escapamento duplo na traseira também foi aplicado ao VW T-Cross, dando um ar mais esportivo à configuração imaginada. O SUV, por outro lado, ficou bem menos chamativo. Além do novo para-choque traseiro, o modelo recebeu os emblemas “GLI” aplicados à grade frontal e à tampa traseira. Os logotipos também se fazem presentes no Nivus.

Volkswagen T-Cross GLI
Volkswagen T-Cross GLI
Imagem: Kleber Silva

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva