Duster mudará para enfrentar novo EcoSport
Renault prepara facelift de seu jipinho baseada no conceito DCross; modelo deve ser lançado em 2014
O Duster teve uma estréia tão positiva no Brasil que nem mesmo a Renault esperava. O crossover derivado da família Logan ganhou algumas melhorias visuais em relação ao europeu, além de ter preços mais competitivos que seu principal rival, o EcoSport.
Enquanto enfrentou a primeira geração do modelo da Ford, o Duster sobrou. Suas vendas têm sido expressivas, motivadas não só pelo preço mais baixo, mas também pelo porte mais avantajado que conta com para-lamas largos e frente mais agressiva – nem o estepe do lado de fora da carroceria foi necessário para convencer o consumidor a desejá-lo.
Agora que o novo EcoSport chegou completamente renovado, a situação tende a mudar, embora em novembro o Renault tenha brigado de igual para igual com o Eco. Mas a montadora francesa sabe que a disputa não será fácil e já se prepara para o Duster para uma evolução.
É o que antecipou o conceito DCross, mostrado no Salão do Automóvel. Assim como fez com o Sandero Stepway há dois anos, o protótipo do Duster traz elementos que serão usados na nova versão do jipinho. É esse visual que o AUTOO mostra nessas projeções exclusivas. Não será nada muito complicado: o cojunto faróis/grade muda por completo e ficará mais futurista (veja o antes e depois no final do texto). O para-choque ganha linhas mais esportivas que receberão luzes diurnas de LEDs. A traseira terá lanternas com desenho modificado e um para-choque com novos elementos.
Por dentro se espera mudanças ligadas à qualidade dos materiais e ao nível de equipamentos, pontos em que o novo EcoSport mais evoluiu. A motorização deve ter novidades também, afinal o novo regime automotivo exige uma maior eficiência em matéria de consumo e como o novo Duster deve ser lançado na virada de 2013 para 2014, é possível que isso aconteça ao mesmo tempo.
Novos Logan e Sandero
O Duster reestilizado deverá conviver com a nova geração do Logan e do Sandero (que serão lançados aqui em breve) por algum tempo ainda. Como ele chegou apenas no ano passado, ou seja, cinco anos depois do sedã, deve demorar para que sua nova geração chegue ao mercado mundial. Até lá, ele e seu concorrente EcoSport ganharão a companhia de vários outros jipinhos urbanos.