Duster com vestimenta militar é destaque em desfile na Romênia
Jipinho da Dacia mostra sua versatilidade em versões modificados pelo Ministério da Defesa da Romênia
O jipinho Duster - na Romênia vendido sob a bandeira da Dacia e no Brasil produzido pela francesa Renault - mostrou toda sua versatilidade em um desfile em homenagem ao dia da unificação romena com a Transilvânia. Diversas unidades foram modificadas pelo Ministério da Defesa do país para atenderem às atividades do exército, polícia, bombeiros, entre outras profissões envolvendo a àrea de segurança.
O destaque da parada foi o Duster com vestimenta militar. Segundo o RTR, centro de engenharia romena da Renault responsável pela preparação dos carros, o veículo cumpre as normas da OTAN e do exército romeno. Além disso, o carro é à prova de balas e conta com uma proteção adicional para o motor, câmbio, tanque de combustível e diferencial traseiro. O modelo ainda é equipado com um guincho removível, sistema de ancoragem para transporte aéreo e também é capaz de rebocar carretas militares. Pintura verde fosca, camuflagem, sistema de iluminação e tomadas de energia de 12V e 24V são outros diferenciais.
Veja mais: Renault mostra, enfim, sua versão do novo Duster
No teto, sob uma gaiola tubular, foi instalada uma metralhadora. Até o momento não foi divulgada nenhuma informação sobre alterações no motor, mas com o aumento de peso devido a blindagem e a todo o equipamento extra, seria bom que a Dacia aumentasse a potência do Duster.
Além do modelo militar, havia versões para a polícia, bombeiros, polícia de fronteira e veículos preparados para intervenções nas áreas química, biológica, radiológica e nuclear. Todas as versões ganharam, além de cores específicas, sistemas especiais de luz e som.