Dossiê: SUVs compactos e jipes com opção de tração 4x4
Confira as opções para quem deseja ir um pouco além do asfalto com muito conforto, segurança e robustez
Que os SUVs compactos são um sucesso e deverão crescer cada vez mais em participação de mercado isso ninguém duvida. Apesar de inspirados pela maior altura em relação ao solo e o visual robusto dos primeiros utilitários esportivos de grande porte, os SUVs compactos preservam algumas dessas características adaptando-as para o uso urbano, com uma carroceria mais compacta que facilita esse fim.
Mas há quem ainda busque um SUV compacto mais “raiz”, ou seja, algum modelo que preserve um traço muito peculiar de quando os utilitários eram usados mais para aplicações pesadas do que para o lazer ou passeio. Estamos falando do sistema de tração integral ou 4x4, como preferir, que ajuda a conferir melhor controle dinâmico e uma disposição bem maior para quem deseja sair do asfalto e explorar algumas trilhas.
Hoje no mercado você encontra opções muito interessantes mesmo entre os SUVs compactos, que contam com versões equipadas com sistema de tração integral. Reunimos também aqui alguns jipes muito mais pela questão do tamanho, uma vez que apresentam carrocerias compactas, e podem encarar trilhas bem mais desafiadoras. Vamos então aos modelos!
Renault Duster Dynamique 2.0 16V 4x4 manual – R$ 81.130
Começamos nosso dossiê pelo Renault Duster por duas razões bem peculiares: ele é o SUV compacto mais barato a oferecer tração integral (vamos classificar o Suzuki Jimny como um Jipe) e só ele ainda oferece câmbio manual com esse tipo de conjunto dentro do segmento. O Duster é um modelo com bom espaço interno e um porta-malas generoso frente ao que encontramos na categoria, mas já dá sinais da idade avançada com um habitáculo pouco ergonômico e que precisa de uma atualização urgente. Podemos dizer que, de nossa lista, o Duster Dynamique 4x4 é a opção mais racional para quem deseja um SUV compacto com as quatro rodas motrizes.
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD automático – R$ 108.390
O EcoSport se destaca no dossiê por ser a única opção a combinar motorização flex, câmbio automático e tração integral. A atual versão topo de linha do Ford EcoSport conta com um bom nível de equipamentos, oferecendo ar-condicionado automático digital, central multimídia com espelhamento para smartphones e câmera de ré, 7 airbags, controles de tração e estabilidade, revestimento interno de couro, faróis de xenon e teto solar, entre outros itens como as rodas de liga leve aro 17”. Conta a favor do EcoSport Storm a produção local e um projeto já bem estabelecido por aqui, o que reduz os custos de manutenção e facilita a compra de peças de reposição. Entre os pontos em que poderia melhorar está o espaço interno, o porta-malas e o consumo, que é alto nessa versão.
Jeep Renegade Longitude 2.0 turbodiesel aut. 4X4 – R$ 127.990
Na medida em que avançamos em nosso dossiê vamos notando como cada modelo aqui reunido traz suas características singulares. No caso do Renegade, ele é a única opção diesel com câmbio automático que vamos encontrar em nossa lista, já que mesmo os jipes que veremos adiante oferecem propulsores do mesmo tipo, mas apenas câmbio manual. Graças ao propulsor 2.0 turbodiesel, o Renegade tem torque de sobra seja para o uso urbano ou rodoviário, bem como para de destacar em algumas trilhas. A transmissão automática de 9 marchas colabora para reduzir o consumo, aprimorar a autonomia do modelo e ainda favorece o desempenho do modelo, proporcionando boas acelerações e retomadas. Assim como o Ford EcoSport, o Jeep Renegade só poderia oferecer um pouco mais de espaço para os passageiros do banco traseiro e um porta-malas maior. De qualquer forma, é a opção para quem não quem abrir mão da motorização diesel combinada com conforto ao rodar. O mesmo conjunto mecânico também pode ser encontrado na versão topo de linha do Renegade, a Trailhawk, hoje tabelada em R$ 139.990 já em sua linha 2019.
Suzuki Vitara 4Sport AllGrip – R$ 116.990
A Suzuki atualmente conta com uma boa gama de opções com tração integral em especial pensando em SUVs e jipes de menor porte. O Vitara é um dos modelos mais tradicionais da marca e figura como uma boa escolha para quem deseja um modelo de apelo mais esportivo graças ao motor 1.4 turbo. Ele só aceita gasolina, mas com injeção direta e a sobrealimentação, o Vitara topo de linha conta com 146 cv e 23,5 kgfm de torque, números que lhe rendem boas acelerações e retomadas. O Vitara, assim como o S-Cross que veremos adiante, ainda oferecem baixo consumo, o que é muito desejável em qualquer automóvel. Com um porte bem compacto, com apenas 4,17 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, o Vitara é prático para o uso na cidade, mas atende bem um casal com, no máximo, um ou dois filhos pequenos. O espaço no banco traseiro não é dos melhores e porta-malas de 375 litros esta próximo ao de EcoSport e Renegade.
Suzuki S-Cross 4Style-S – R$ 130.990
O S-Cross é um alternativa maior e mais versátil em relaçao ao Vitara, bom para quem deseja um carro mais confortável para 5 passageiros e precisa de um porta-malas maior (440 litros). O S-Cross compartilha em sua versão mais cara a motorização 1.4 turbo a gasolina trabalhando com o câmbio automático de 6 marchas, uma dupla extremamente eficiente e que proporciona ao SUV muita eficiência. Se você está de olho ou pesquisando a compra de um Honda HR-V, Nissan Kicks, entre outros em suas versões topo de linha, vale a pena visitar uma concessionária Suzuki para fazer um test-drive com o S-Cross. Além de bem equipado, ele conta com um conjunto mecânico que merece destaque frente a muitos concorrentes nacionais.
Subaru XV L – R$ 123.900
Ainda entre as marcas japonesas, o Subaru XV traz todo o legado de projetos e produtos de excelência da fabricante, que ficou consagrada ao redor do mundo pela fama de robustez de seus carros. Como é peculiar ao Subaru XV e demais automóveis modernos da marca, uma das singularidades do XV vai para a tração integral simétrica, obtida graças ao conjunto mecânico composto pelo motor Boxer e a simetria entre os componentes do sistema de tração integral, o que proprociona melhor distribuição de peso e refinamento no controle dinâmico do carro. O Subaru XV tem porte semelhante ao de grande parte dos SUVs compactos oferecidos no Brasil, sendo que todas as suas versões contam com motor 2.0 a gasolina dotado de injeção direta e câmbio automático CVT. Sua versão topo de linha agrega o EyeSight, conjunto que reúne recursos como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, advertência de oscilação de faixa, detector de pontos cegos nos retrovisores, alerta de tráfego cruzado na traseira do veículo, entre outros. Nessa configuração o preço do Subaru alcança R$ 142.000.
Partindo para os jipes
Suzuki Jimny 4Work – R$ 69.990
Digamos que o simpático Jimny faz a ponte entre o universo dos SUVs compactos com o mundo dos jipes propriamente ditos. Não se engane pelo tamanho e o visual pouco intimidador do Suzuki Jimny: ele é capaz de encarar obstáculos e trilhas tão difíceis quanto o Troller e o TAC Stark que veremos adiante, em grande parte graças ao seu conjunto de tração 4x4 robusto e equipado com reduzida. O Jimny, ao contrário dos SUVs compactos, conta com carroceria sobre chassi, o que lhe garante uma estrutura mais robusta para um off-road mais extremo. Seu motor a gasolina de 1.3 l com 85 cv ajuda na economia de combustível, um ponto favorável ao jipinho hoje produzido em Catalão (GO). Só esqueça encontrar praticidade ou muito espaço no modelo, já que o banco traseiro do Jimny chega a ser figurativo, bem como seu diminuto espaço para cargas. Ele acomoda muito bem duas pessoas, sendo que o restante da cabine pode ser usado para acomodar bagagens. DICA IMPORTANTE: no segundo semestre deste ano chega ao mercado a nova geração do Jimny na configuração Sierra, que melhora o nível de espaço interno e trará até mesmo câmbio automático. Sem dúvida ele será uma excelente escolha para quem deseja um 4x4 bem compacto e parrudo para sair do asfalto e explorar os mais diferentes locais.
Troller T4 – R$ 133.706
Um dos jipes mais famosos do mercado nacional na história recente, a Troller nasceu como uma iniciativa de um admirador de veículos 4x4 no Ceará e hoje pertence à Ford. Equipado com um forte motor 3.2 diesel de 5 cilindros com 200 cv de potência, o mesmo presente na linha Ford Ranger, com tração 4x4 e reduzida o Troller é aquele jipe que pode subir paredes. Só não espere muito conforto ao rodar ou um espaço interno acolhedor, já que ele acomoda sem passar aperto apenas duas pessoas. Para a proposta com a qual foi criado, a de ser um jipe extremamente preparado para o off-road, o Troller cumpre muito bem sua função. Com os toques da Ford ao longo dos anos, seu projeto foi sendo mais refinado e hoje ele entrega um nível construtivo e de acabamento muito melhores.
TAC Stark – R$ 115.000
Com um novo fôlego graças a investimentos que serão feitos na fabricante, o TAC Stark é uma alternativa, vamos colocar assim, mais racional frente ao Troller. O Stark também aposta em um visual robusto e chamativo, tração 4x4 com reduzida e pode ser amplamente configurado com acessórios que lhe permitem uma performance ainda melhor no off-road. Ao contrário do Troller, a TAC adota no Stark um motor 2.3 turbodiesel de 127 cv e 32,6 kgfm de torque, que já se mostra mais do que suficiente para a aplicação do jipe. Sua vantagem é que o consumo não é exagerado e o Stark é um modelo tão competente quanto o Troller nas trilhas. A TAC não descarta, para o futuro, colocar no mercado opções flex e automática do Stark nas ruas.