Dossiê: os melhores sedãs compactos para diferentes perfis

Confira, de acordo com diversas propostas, qual sedã se encaixa melhor entre 4 perfis de compra
Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0 | Imagem: Divulgação

Hoje em dia praticamente não existe uma marca de volume que desenvolva um hatch compacto moderno sem trabalhar também com sua derivação sedã. Assim é com a dupla VW Polo e Virtus ou com o Fiat Argo e o Cronos. O motivo é óbvio, já que atualmente sedãs com esse porte figuram como a segunda categoria mais relevante do mercado nacional quando o assunto é volume de vendas. Uma alternativa quando a família cresce e você precisa de mais espaço, os sedãs compactos também entregam um custo-benefício bem mais interessante que os SUVs de entrada, por isso vale a pena você ficar de olho neles.

Pensando nisso, separamos algumas opções bem interessantes de sedãs compactos que se encaixam muito bem dentro dos mais variados perfis.

Confira nosso levantamento abaixo, onde focamos nossa análise em perfis distintos. Entendemos que, dessa forma, abordamos os comportamentos de grande parte dos consumidores na hora de escolher seu próximo automóvel: 

Perfil: orçamento mais folgado. Deseja alto nível de tecnologia e não abre mão de bom desempenhoModelo indicado: Volkswagen Virtus

O melhor modelo em termos de sofisticação de projeto no universo dos sedãs compactos sem dúvida nenhuma vai para o Volkswagen Virtus em suas versões topo de linha.

A partir de R$ 73.490 na versão Comfortline ou R$ 79.990 na configuração Highline, o Virtus conta com o brilhante motor 1.0 TSI sob o capô. Seu turbo e a injeção direta ajudam a unidade a produzir até 128 cv de potência, mas seu destaque mesmo vai para o torque máximo de 20,4 kgfm. Só como comparação, o 2.0 16V de um Toyota Corolla, por exemplo, entrega 20,7 kgfm de força. Com isso, o Virtus é um carro de respostas bem interessantes ao volante e não cobra caro por isso, uma vez que percorre 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

Se tecnologia é o que você quer, só no Virtus Highline você encontrará dentro da categoria o painel digital completamente configurável e que atua em conjunto com uma central multimídia bem completa. Para colocá-lo no Virtus Highline, você precisa pagar mais R$ 3.300 em um pacote opcional, mas ele também lhe dá direito ao detector de fadiga, câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, dentre outros itens. Controles de tração e estabilidade saem de fábrica quando o Virtus é equipado com o motor 1.0 TSI.

Perfil: orçamento mais comedido, mas não abre mão de novidadeModelo indicado: Fiat Cronos Drive 1.3 manual

Por menos de R$ 60.000, sem dúvida a versão mais interessante do Fiat Cronos e que vale a pena você destinar o seu dinheiro é a configuração Drive 1.3 manual.

Hoje ela é tabelada em R$ 57.490 e já conta com a central multimídia com tela de 7” e suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o que resolve a vida de praticamente todo mundo uma vez que você pode espelhar seu smartphone diretamente na central e usar seus aplicativos preferidos para navegação, música, dentre outros.

Também compõem o pacote de itens de série o ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, travas e vidros elétricos, rodas de aço aro 15” com calotas, dentre outros, fazendo do Cronos Drive 1.3 um modelo bem equilibrado dentro do segmento.

Pontos positivos ficam para seu bom porta-malas de 525 litros e o motor 1.3 Firefly. Ele entrega até 109 cv e 14,2 kgfm de torque com etanol e mostra-se bem adequado ao sedã compacto, oferecendo boas respostas mesmo com ele carregado.

Perfil: procurando o melhor custo-benefício da categoria, aquele que entrega mais por seu dinheiroModelo indicado: Toyota Etios Sedã

Mesmo com a chegada do Yaris, o veterano Toyota Etios Sedã mostra que ainda tem fôlego na categoria. Mas o que lhe torna melhor, por exemplo, que Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S, dentre tantas outras opções? Um fato muito importante: o Etios Sedã é um dos raros modelos que traz os controles de tração e estabilidade de série desde sua versão de entrada X manual, nas concessionárias Toyota hoje por R$ 53.610.

Ainda de série o Toyota Etios Sedã mais acessível conta com trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de bebês, dentre outros. Ele só deve mesmo o rádio, algo que você pode instalar diretamente na concessionária como um acessório da própria fabricante japonesa.

O Etios Sedã ainda traz um porta-malas para ótimos 562 litros, um dos maiores do segmento, e conta com motor 1.5 16V de 107 cv. Ele confere ao sedã desempenho bem melhor que as unidades 1.0 presentes em modelos como o Chevrolet Prisma Joy (R$ 48.390), HB20S Comfort Plus (R$ 51.590), dentre outros. Além disso, o Etios Sedã X recebe a ajuda das 6 marchas de seu câmbio manual para entregar parciais de até 12,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Perfil: para quem ainda deseja motor 1.0Modelo indicado: Renault Logan

Para quem quer o sedã compacto mais racional possível, hoje poucas opções conseguem bater o Renault Logan em sua versão de entrada Authentique vendida por R$ 47.990. Estamos falando de um carro que é R$ 5.620 mais barato que o Etios X mencionado acima, algo bem relevante em um segmento onde dinheiro pesa, e muito!

O Logan Authentique desponta como uma boa opção para quem quer gastar e menor valor possível em um sedã compacto e ganhou essa preferência em especial depois da introdução dos novos motores SCe ao sedã. O propulsor 1.0 com 3 cilindros desenvolve até 82 cv, mas seu apelo vai mesmo para a frugalidade de seu consumo de combustível. As parciais chegam em até 13,8 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada se você abastecê-lo com gasolina.

Com amplo espaço interno, o Logan ainda conta com porta-malas para 510 litros, o que atende uma família com muita facilidade. Uma boa alternativa ao modelo também pode ser o Nissan Versa. Hoje tabelado em R$ 48.990 na versão 1.0 Conforto, ele só não foi a indicação principal dentro desse perfil porque é um pouco mais caro e aqui cada centavo conta, mas o sedã também traz uma cabine excelente. O porta-malas é um pouco menor no caso do Versa, com 460 litros.

De qualquer forma, o Logan Authentique conta com que é fundamental em um automóvel novo, com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, travas e vidros elétricos de série. Assim como no Etios Sedã X, você só precisará mesmo instalar o rádio como acessório. A Fiat também está muito agressiva nessa faixa do mercado posicionando o Grand Siena Attractive 1.0 por R$ 46.990, porém ele tem uma cabine mais acanhada e seu motor não consegue entregar o mesmo nível de consumo que o 1.0 do Logan.

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

Renault Logan Authentique 1.0

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis