Dos 10 carros mais seguros da Europa, 4 são vendidos no Brasil
Instituto inglês elenca os automóveis mais seguros de 2017; confira a lista
Pouco conhecido no Brasil, o Thatcham Research é um instituto inglês especializado em segurança e reparos automotivos. Um dos membros fundadores da International Research Council for Automobile Repairs (RCAR) e do Euro NCAP, os especialistas se uniram à tradicional revista britânica What Car? para elaborar uma interessante premiação com os 10 carros mais seguros comercializados na Europa.
Para chegar à lista, os organizadores criaram um painel com vários especialistas em segurança automotiva. Coube a eles estabelecer critérios e avaliar os modelos tomando como base também seus resultados em ensaios de colisão promovidos por órgãos como o já citado Euro NCAP.
Na edição 2018 do What Car? Safety Award, todos os veículos listados como os mais seguros do mundo deveriam contar com sistemas de assistência de permanência em faixa. Além disso, destacam os organizadores, todos os automóveis vencedores contavam com sistema de frenagem autônoma de emergência capaz de identificar pedestres. Modelos com esta tecnologia, mas também capazes de monitorar ciclistas ou demais movimentações na via, ganharam pontos extras nas avaliações.
O interessante é que os especialistas que participaram do What Car? Safety Award levaram em conta não só a presença dos sistemas avançados de segurança, como também avaliaram o funcionamento e as respostas de cada um deles. Além da tecnologia de frenagem de emergência, o corpo técnico de juízes testou também itens como o alerta de ponto cego (conhecido tradicionalmente pela sigla em inglês BLIS), controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de tráfego cruzado na traseira do veículo, sistemas de monitoramento do condutor (detector de fadiga, por exemplo), frenagem autônoma para ciclistas, dentre outros.
Com isso, os 10 carros mais seguros comercializados na Europa neste ano são os seguintes (em ordem alfabética):
Honda Civic (produzido no Brasil em configuração mais simples em relação ao destinado ao mercado europeu)
Mercedes-Benz Classe X (lançamento no Brasil previsto para 2019)
Subaru Impreza (oferecido no Brasil)
Subaru XV (oferecido no Brasil)
Toyota C-HR
Opel/Vauxhall Insignia
Volvo S90/V90
Volvo XC60 (importado para o Brasil com o pacote de itens de segurança completo)
Volkswagen Arteon
Volkswagen T-Roc
Vale a pena destacar que alguns dos modelos comercializados no Brasil muitas vezes, dependendo da configuração, não contam com todos os recursos de segurança apresentados no começo do texto. É o que ocorre com o Honda Civic nacional, por exemplo, que não oferece assistente de permanência em faixa, nem frenagem autônoma.