Discovery Sport 2020 ganha nova cara e versão híbrida leve
Com mais potência e quatro configurações diferentes de motor, SUV fica mais requintado
O Land Rover Discovery Sport passou por renovação e está em linha com o estilo mais recente da marca inglesa. E a outra novidade para o modelo 2020 foi a incorporação de uma unidade híbrida. O SUV foi apresentado no Reino Unido e já pode ser adquirido na Europa, mas não tem chegada prevista até o momento para o Brasil.
Em sua nova configuração mecânica, o Discovery Sport 2020 passa a oferecer uma versão híbrida leve (mild hybrid) baseada em um sistema elétrico de 48 volts. O sistema utiliza um gerador de partida que substitui o alternador convencional e abastece uma bateria instalada no assoalho do veículo. Ele trabalha aproveitando a energia cinética gerada nas frenagens do veículo e traz um ganho nas acelerações do SUV, reduzindo o consumo.
Por fora o Discovery Sport 2020 ficou mais imponente e deixou os faróis arredondados de lado, assim como as luzes auxiliares saíram das extremidades inferiores do para-choque e foram parar dentro dos novos faróis, agora mais afilados e com contorno de LED. A peça plástica que imitava uma grande entrada de ar ficou menor e agora é apenas um filete.
Na lateral a mudança foi ainda mais sutil, mudando apenas o bocal da tampa do combustível. Já a traseira ganhou novas lanternas, 100% de LED, com contorno vermelho.
Por dentro o utilitário ganhou sistema multimídia Touch Pro de série com tela de 10,25 polegadas, sendo compatível com os sistemas Android e IOS além de oferecer espelhamento. O painel de instrumentos pode ser trocado, opcionalmente, por uma tela multifunção com 12,3” e o carregador de celular por indução também é opcional.
Mas ele ganhou mais espaço para combustível, com o tanque crescendo de 54 para 65 litros, e para bagagem, com o porta-malas passando de 981 litros para 1.179 l, mas vale uma ressalva importante: o volume do compartimento mostrado aqui é até o teto, uma vez que na Inglaterra é permitido medir o espaço dessa forma. Aqui no Brasil, entretanto, a lei permite acomodar bagagens apenas até a altura do encosto do banco traseiro.
“Com base no sucesso do Discovery Sport original, este veículo foi aperfeiçoado, aprimorando seu exterior característico que complementa o espaço interior”, afirmou Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover.
O Discovery Sport pode ser equipado com motor de 2.0 turbodiesel com 150 cv de potência e 38,7 kgfm de torque que pode ser acoplado a um câmbio manual de seis velocidades ou a um automático de 9 marchas. Mas esse mesmo motor pode ter outra configuração na Europa, entregando 180 cv e 50,9 kgfm. O propulsor a gasolina pode ter duas especificações: 200 cv e 32,6 kgfm ou 250 cv e 37,2 kgfm.
Procurada pelo Autoo, a Jaguar Land Rover adiantou que a linha 2020 do Land Rover Discovery Sport será nacionalizada na fábrica de Itatiaia (RJ), porém ainda não há previsão de quando isso ocorrerá. A nova opção híbrida também está nos planos para o país.