'Dinossauro' da eletrônica, Sony vai lançar marca de carros elétricos em 2022
Empresa japonesa revelou nesta semana seu segundo modelo, o SUV Vision-S 02, recheado de tecnologia
A Sony já foi a ‘Toyota’ dos produtos eletrônicos no passado, quando era admirada pela tecnologia, inovação e também qualidade. Mas a gigante japonesa encolheu nos últimos tempos, acossada pelas coreanas Samsung e LG e também pela Apple em algumas tentativas de expandir seu portfólio.
Nesse meio tempo, a Sony ficou para trás no mercado de smartphones, repassou para terceiros seus belos computadores da Vaio e abandonou a produção de TVs no Brasil, para citar alguns exemplos.
Restaram alguns bastiões de resistência, como o mercado de consoles de videogames onde ela ainda reina com o Playstation, mas estamos na era dos games de celulares e muitos jovens e crianças ignoram a necessidade de ter um dispositivo apenas para isso.
LEIA TAMBÉM:
Mas a empresa ainda parece ter algumas cartas na manga e escolheu um segmento para lá de complicado para virar o jogo, a indústria automobilística.
Como se sabe, a Sony apresentou seu primeiro veículo próprio, o Vision-S 01, em 2020. Trata-se de um sedã 100% elétrico e que está sendo testado na Europa desde então. Agora, a fabricante revelou na CES 2022 o Vision-S 02, um SUV feito sobre a mesma base.
Com 7 lugares, o utilitário esportivo não chega a empolgar quanto ao design, mas promete um nível de automação e tecnologia embarcada de causar curiosidade.
Para bancar a direção autônoma, a Sony utiliza recursos como câmeras de alta sensibilidade e resolução e sensores que detectam com precisão o espaço tridimensional, diz. A interface do carro é feita por voz e gestos, com grande nível de personalização.
O Vision-S já nasce baseado na tecnologia 5G de comunicação a fim de oferecer diversos serviços em nuvem. A linha de carros elétricos também terá operação remota em várias funções.
VEJA TAMBÉM:
Como era de se esperar, o capítulo de entretenimento é bastante rico, afinal a Sony é uma das maiores produtoras do cinema e da TV. Some-se a isso todo o portfólio do PlayStation com amplas telas de vídeo da grife Bravia e o serviço de streaming com alto-falantes de alta qualidade e temos um prato cheio para os ocupantes.
Para viabilizar a chegada da linha de veículos elétricos, a empresa japonesa criará a Sony Mobility Inc. no segundo trimestre deste ano. Ela só não disse ainda quando e onde fabricará seus modelos, mas é certo que esse ‘dinossauro’ da tecnologia ainda pode ter algo a ensinar aos novatos.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024