Dicas de segurança para as mulheres: não deixe a bolsa solta no carro

Confira recomendações para ter muito mais segurança em seus deslocamentos no trânsito
Vida a bordo

Vida a bordo | Imagem: Divulgação

É comum ver mulheres que vão trabalhar diariamente com seu automóvel dirigindo de salto alto, deixando a bolsa no banco do passageiro ou traseiro e até se maquiando durante a condução do veículo. Será que esse hábitos são seguros? É o que vamos avaliar. Além disso, dicas importantes para ficar mais segura estão listadas a seguir.

Segundo o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o sapato de salto alto não é recomendado para dirigir, pois não permite uma boa base de apoio para o correto manuseio dos pedais do veículo, podendo se enroscar no tapete e causar dificuldades de acionamento. O recomendado é a utilização de calçados fechados, com um solado mais plano e de boa fixação aos pés. Deixe sempre à disposição um calçado adequado para dirigir.

Tanto por questões de segurança veicular quanto por segurança patrimonial, deixe a bolsa no assoalho do veículo e na parte traseira. Mas o ideal é que todas as bagagens fiquem no porta-malas. Se possível, a bolsa deve ser colocada de uma forma que não permita sua movimentação, principalmente em caso de acidente ou capotamento do veículo. Ela pode atingir você e outros passageiros.

O lugar de materiais de estudo e trabalho também ficam melhor acondicionados no porta-malas ou no chão do carro, dependendo do volume transportado. Se for só uma pasta, pode ficar no porta-luvas.

Para exemplificar o risco que é deixar materiais soltos no carro: uma mochila com 2 kg de materiais dentro, num carro que tem um impacto frontal a 60 km/h, essa mochila é projetada para a frente com uma força 25 vezes maior em relação ao seu peso. Ou seja, a mochila será um objeto de 50 kg voando dentro do carro, possivelmente na direção da cabeça de um dos passageiros.

Com esses cuidados, o público feminino terá muito mais segurança em seus deslocamentos com o automóvel. 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país