Dez carros que estão prestes a mudar e podem fazer você perder (ou ganhar) dinheiro
Vai trocar de carro? Mercado terá diversos lançamentos no início de 2025; veja quem vai mudar
As vendas de automóveis e comerciais leves vêm crescendo nos últimos meses. Em outubro, foram emplacadas 249.896 unidades, alta de quase 21% em relação a outubro de 2023.
Diante deste cenário positivo, os fabricantes estão acelerando as atualizações de seus portfólios e muitos modelos estão prestes a mudar. Então, se você está pensando em trocar de carro e não gosta de investir dinheiro em algo que “vai ficar velho” em seguida, vale a pena dar uma olhada no que está para chegar.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Por outro lado, para quem não liga de ter uma versão antiga e prefere economizar, comprar um modelo que vai ser renovado em breve pode ser um bom negócio. Para desovar o estoque, fabricantes e concessionários costumam dar descontos consideráveis.
O Volkswagen Taos, por exemplo, vai ganhar uma reestilização e o atual modelo pode ser encontrado com até R$ 40 mil de desconto. É uma economia e tanto! Seja qual for a sua preferência, andar em um lançamento ou poupar bastante na compra da versão antiga, não deixe de conferir o que muda nos próximos meses.
Chevrolet Onix e Onix Plus
A hatch e sedã vão mudar no começo de 2025. Trata-se da primeira reestilização da segunda geração, que foi lançada em 2019. O Onix vai ganhar nova dianteira, com faróis, grade e para-choque redesenhados, inspirada no Chevrolet Monza chinês. Atrás, as mudanças serão menores. Apenas o para-choque terá novos traços. As lanternas manterão o contorno, porém com um novo arranjo interno.
No interior, além de novos revestimentos, texturas e grafismos, o Onix adotará o mesmo recurso da Spin, com tela dos mostradores de 8” e da central multimídia de 11” lado a lado, esquema que a General Motors batizou de Virtual Cockpit System.
A dupla terá novidades também no motor. Para atender às novas regras de emissões e ruídos do Proconve L8, prestes a estrear em janeiro de 2025, o motor 1.0 Turbo vai ganhar injeção direta e subir para 125 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, contra 116 cv e 16,3 kgfm da versão atual, com injeção indireta.
Chevrolet Tracker
No Tracker, que utiliza a mesma plataforma GEM, as mudanças serão semelhantes. As novidades também chegam no começo de 2025 e incluirão nova dianteira, retoques nas lanternas e para-choque traseiro e painel com Virtual Cockpit System.
O motor 1.0 Turbo será o mesmo do Onix e o 1.2 também vai ganhar injeção direta. Entretanto, não será surpresa se este último for substituído pelo 1.3 Turbo de 165 cv já usado na China. A hibridização, tanto para o Onix, quanto para o Tracker, está a caminho, porém será lançada posteriormente.
Honda HR-V
O Honda HR-V vai ganhar sua reestilização de meio de ciclo no início de 2025. O SUV produzido em Itirapina (SP) vai adotar o mesmo visual da versão europeia, que foi apresentada em setembro e já roda em testes finais no Brasil.
Grade, para-choques e detalhes do interior serão novos, assim como as rodas. Sob o capô, nenhuma novidade. O motor 1.5 nas versões aspirada e turbinada continuará o mesmo, bem como as versões EX, EX-L, Advance e Touring. A motorização híbrida, assim como no Tracker, ficará para depois.
Jeep Compass e Commander
Compass e Commander não terão retoques no visual. O que vai mudar nos próximos meses é o motor turbodiesel. No lugar do 2.0, a Stellantis vai adotar o novo 2.2 que estreou na picape Ram Rampage. São 200 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, respectivamente 30 cv e 10 kgfm (Compass) e 7 kgfm (Commander) que o antigo propulsor.
Mitsubishi L200 Triton
A L200 Triton vai se armar para a briga das picapes médias, hoje protagonizada por Toyota Hilux e Ford Ranger. A nova geração do modelo produzido em Catalão (GO), terá um visual mais “quadradão”, ao contrário das gerações anteriores.
No interior, um novo painel com central multimídia flutuante e pacote de assistências ao motorista (ADAS). O motor também será novo: um 2.4 Bi-turbo diesel de 204 cv de potência e 47,9 kgfm de torque máximo.
Como de praxe na Mitsubishi, a L200 atual continuará em produção, convivendo com a nova geração.
Nissan Kicks
Lançado em 2016 e reestilizado cinco anos depois, o Nissan Kicks vai ganhar a segunda geração em 2025 e romper totalmente com o visual do modelo atual. A novidade chega ao Brasil nos próximos meses com bastante personalidade, ao contrário da primeira geração, que é mais genérica e feita para agradar a todo tipo de comprador.
Maior e mais espaçoso, o Kicks também vai abusar das telas no interior, com mostradores e central multimídia integrados. Nos EUA, o SUV compacto tem apenas motor 2.0, porém no Brasil a Nissan vai lançar um novo 1.0 Turbo. O motor 1.6 vai continuar em linha apenas na primeira geração, que conviverá com a nova como aconteceu no Versa.
Toyota Yaris
O Yaris nunca decolou em vendas e hoje sobrevive em razão do programa de locação da Toyota, o Kinto, em especial a versão sedã. Com o lançamento do SUV Yaris Cross em 2025, o compacto pode estar com os dias contados.
Volkswagen Taos
Quem andou pesquisando preços de SUVs nas últimas semanas deve ter percebido descontos enormes na linha Taos. Tanto o Comfortline, quanto o topo de linha Highline estão com preços até R$ 40.000 abaixo da tabela.
Esta queima de estoque da linha 2024 indica que o modelo reestilizado está a caminho e chega em breve. O Taos reestilizado foi revelado nos Estados Unidos em setembro e chega ao Brasil no próximo ano.
Dianteira e traseira ganharam faróis e lanternas novos, interligados por barras de LEDs. O interior tem nova central multimídia com tela maior e controles do ar-condicionado do tipo soft touch (sensíveis ao toque). Além disso, reforçaram o isolamento acústico e melhoraram a qualidade dos revestimentos dos bancos.
Outra novidade é o motor 1.5 TSI, que chega aos 175 cv e substitui o antigo 1.4 TSI, de 150 cv. Não será surpresa se o Taos também estrear o sistema híbrido leve da Volkswagen, que já roda em desenvolvimento em protótipos no Brasil.