Detran paulista alerta sobre golpes na emissão da CNH
Sites falsos oferecem vantagens em nome da autarquia
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia. Por meio de sites falsos e perfis fakes na web, os estelionatários oferecem supostos benefícios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atenção! Para quem deseja obter a primeira habilitação, os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento.
O Detran.SP esclarece que, para a primeira CNH ser emitida, o aluno deve realizar obrigatoriamente todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento das taxas. Os valores fixos cobrados pelo Detran.SP estão disponíveis no portal do Departamento. Programas como "CNH Social", "CNH Popular", "CNH do Povo" e "Habilita SP" não são oferecidos pelo Detran.SP.
Já para quem necessita realizar a renovação do documento, o Detran.SP orienta que o cidadão faça o serviço de forma online pelo portal do Detran www.detran.sp.gov.br, poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.
A taxa atual do documento no Estado de São Paulo é de R$107,00. A mesma deve ser paga nos bancos conveniados pelo órgão ou nas lotéricas (Caixa, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, Daycoval). Os exames médicos e psicológicos são sempre feitos em clinicas credenciadas pelo Detran.SP.
“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran.SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Redes Sociais
Nas redes sociais, os perfis oficiais do Detran.SP possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.
Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.
É importante lembrar que nenhum atendente do Detran.SP procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de Whatsapp também não são solicitados pelos atendentes.
Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.
Conteúdo da Assessoria de Comunicação – Detran.SP