Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Destruidor de Corollas? BYD registra no Brasil o Destroyer 05, sedã híbrido de pegada esportiva

Recém chegada ao mercado de veículos de passeio, fabricante chinesa garantiu direitos no país de um sedã médio com pacote instigante

A BYD estreou no mercado de veículos de passeio no Brasil ainda de forma discreta. A gigante chinesa colocou à venda o SUV elétrico TAN como primeira experiência dirigida ao consumidor final. Com preço bastante elevado, de quase R$ 490 mil, o utilitário esportivo deve ser uma figura rara nas ruas.

Mas isso não significa que a marca não esteja preparando a chegada de modelos mais acessíveis. Um deles pode ser o Destroyer 05, sedã médio de propulsão híbrida plug-in que acaba de ter os desenhos industriais registrados no Brasil.

Sim, o Destroyer 05 é um rival do Toyota Corolla, mas oferecendo um design bastante provocante, com traços de cupê e elementos esportivos como as rodas e os bancos dianteiros, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

O sedã, cujo nome é mais uma daquelas soluções de marketing estranhas dos chineses, faz referência a um tipo de navio de guerra e é parte da “família” de modelos que está sendo desenvolvida para China e inclui um SUV também.

BYD registra o sedã híbrido Destroyer 05 no Brasil
BYD registra o sedã híbrido Destroyer 05 no Brasil
Imagem: Reprodução/INPI

O Destroyer 05 é um produto bastante novo, revelado em novembro passado no Salão de Guangzhou. Ele possui um motor 1.5 litro a gasolina com 109 cv de potência além de dois motores elétricos que juntos podem fazer o sedã contar com até 194 cv.

Presença no São Paulo Motor Experience?

A BYD equipou o sedã com duas baterias, uma menor com alcance de 55 km e outra maior, com até 120 km de autonomia. A transmissão é automática, com tração integral.

O Destroyer 05 possui 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,5 m de altura e 2,72 m de entreeixos. Ou seja, ele chega a ser um pouco maior que o Corolla por fora.

BYD Destroyer 05 2023
BYD Destroyer 05 2023
Imagem: Divulgação

O interior do sedã é dominado por duas telas multifunção, de 8,8 polegadas (painel de instrumentos) e 15,6 polegadas (no console central). O modelo parece dispor de um bom acabamento, com bancos e detalhes em couro perfurado, mas nada tão requintado.

O carro, que já traz o novo logo da BYD, possui teto solar e iluminação de LED, mas outros detalhes técnicos não foram ainda divulgados, assim como o preço na China.

Quem sabe a BYD não esteja pensando em incluir o Destroyer 05 em seu estande no São Paulo Motor Experience 2022, evento que ocorrerá em agosto. A fabricante já antecipou que mostrará outros modelos além do SUV Tan, a fim de que o público brasileiro comece a conhecê-la melhor.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024