Análise: seria interessante a Renault atuar no segmento de SUVs 7 lugares no Brasil?
Artista usou como base o conceito Dacia Bigster revelado neste mês
Antes esquecido aqui no Brasil, o segmento de SUVs 7 lugares começou a ganhar destaque com a boa aceitação do VW Tiguan Allspace e, nos últimos meses, com a estreia do CAOA Chery Tiggo 8. A Jeep também promete agitar a categoria com a estreia de seu terceiro modelo nacional, previsto para estrear no segundo semestre deste ano.
Como abordamos em outro texto, o Grupo Renault revelou há poucos dias o plano estratégico para as marcas do grupo, com ótimas notícias envolvendo as marcas Lada e Dacia. Ambas vão formar uma nova unidade de negócios dentro do conglomerado francês para colocar em prática o inegável know-how conquistado nos últimos anos: conceber modelos acessíveis e de custo-benefício atraente.
Vale sempre lembrar que Logan, Sandero, Stepway e Duster, modelos que sustentam a gama Renault aqui no Brasil, foram desenvolvidos pela Dacia.
Agora tomando como base a plataforma CMF-B, arquitetura que também será a referência para futuros veículos nacionais da Aliança Renault-Nissan aqui no Brasil, tanto a Dacia como a Lada terão a liberdade para atuar não só entre os compactos como também desenvolver modelos maiores, desde que o preço ainda permaneça competitivo.
A Dacia já nos forneceu uma boa amostra do que tem em mente por meio do Bigster Concept, um SUV com generosos 4,60 m de comprimento, dimensão que o coloca no meio do caminho entre modelos como o Jeep Compass e os futuros rivais VW Taos e Toyota Corolla Cross (todos na faixa de 4,45 m), e os SUVs médios 7 lugares citados no começo desta análise (com cerca de 4,70 m).
O designer Kleber Silva fez um interessante trabalho de imaginar como seria a versão final do Dacia Bigster e colocar a identidade da Renault no SUV, algo que nos faz pensar como seria interessante se a marca francesa apostasse nessa ideia por aqui.
Sabemos que o inédito Jeep 7 lugares nacional será o modelo mais caro da empresa fabricado aqui, bem como Tiguan Allspace e Tiggo 8 contam com preços sugeridos na casa de R$ 170 mil, portanto não são baratos. Se a Dacia seguir a premissa de preço competitivo e conseguir entregar um SUV 7 lugares com um valor convidativo, certamente é algo que a Renault deveria considerar com atenção para nosso mercado.
E você, o que acha da ideia? Seria bom para a Renault entrar no segmento de SUVs 7 lugares no Brasil? Deixe suas ideias no campo de comentários logo abaixo