Fim das telas e botões? Para indiana Tata, comando por voz será destaque no futuro

Chefe de design da empresa dona da Jaguar Land Rover acredita que as telas sensíveis ao toque vão perder espaço em breve
Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando

Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando | Imagem: Divulgação

Já faz um tempo que as telas sensíveis ao toque têm tomado conta do interior dos carros. Cada novo modelo lançado pela indústria conta com displays cada vez maiores e que ocupam um espaço de destaque no painel dos veículos.

No entanto, há quem acredite que esse cenário pode mudar em breve. De acordo com o chefe de design da Tata Motors, Martin Uhlarik, o comando de voz deve ser a próxima grande tendência. 

E essa percepção do designer pode ser vista no conceito Avinya, que foi apresentado pela Tata há poucos dias.

O carro é uma espécie de minivan elétrica, mas o que chama a atenção é que quase não há telas no interior. E as que existem, são bem menores do que as atuais. 

Há até uma pequena tela no volante do veículo, e no vídeo divulgado pela marca é possível notar que existe uma frase que avisa o condutor sobre um botão para ativar o comando de voz.

Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando
Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando
Imagem: Divulgação

Telas espalhadas

Segundo Uhlarik, as telas atuais não trouxeram grandes facilidades para os ocupantes dos veículos. Sendo assim, ele acredita que seria melhor realizar as ações por comando de voz, enquanto que os displays continuariam existindo, mas espalhados pelo interior do carro e com funções específicas. 

Um exemplo é o uso das telas para o painel de instrumentos ou então como retrovisores digitais.

O chefe de design da Tata Motors, companhia que é dona da Jaguar Land Rover, diz que o perfil dos consumidores irá mudar radicalmente nos próximos anos, o que impactará no interior dos carros.

Minha geração gosta de botões, enquanto meu filho de 20 anos prefere as telas sensíveis ao toque. Já minha filha de 13 anos prefere usar os comandos de voz para usar seu smartphone”, analisa Uhlarik.

Com as assistentes digitais se tornando cada vez mais populares e sendo integradas aos carros, como acontece com a Alexa, pode ser que, de fato, os comandos por voz sejam a próxima grande tendência para o interior dos veículos. 

Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando de voz
Conceito da Tata Motors troca telas grandes por peças menores e com comando de voz
Imagem: Divulgação