Designer adianta o que podemos esperar para o futuro SUV compacto da Fiat
Novidade deverá preservar elementos do Argo e estrear em 2021; confira mais projeções
Aos poucos, na medida em que o projeto avança e os protótipos ganham as ruas, vamos conhecendo mais detalhes sobre o aguardado modelo que vai marcar a estreia da Fiat no segmento de SUVs compactos, categoria onde ela poderá mostrar bastante força.
Segundo já adiantado pelo Autos Segredos, a futuro SUV nacional da Fiat é tratado na sede da fabricante em Betim (MG) como “Projeto 363” e deverá guardar muitas semelhanças com o Argo.
De acordo com o site mineiro, o futuro SUV da Fiat poderá contar, entre outros elementos, com as portas e grande parte da lateral compartilhada com o Argo. Muito provavelmente a dianteira e a traseira podem trazer uma identidade própria no caso do utilitário esportivo.
De qualquer forma, fica cada vez mais claro que modelos como o projeto 363 da Fiat, assim como o Volkswagen Nivus, são uma evolução de um conceito que nasceu de uma interpretação de mercado da montadora italiana e que fez muito sucesso por aqui, no caso os hatches e demais modelos aventureiros que a Fiat lançou no Brasil com sua gama Adventure.
A adaptação de modelos convencionais, elevando a suspensão e colocando alguns apliques plásticos nas laterais, foi uma receita comprovadamente de sucesso, tanto que muitos concorrentes como o Chevrolet Onix de primeira geração (versão Activ), o Hyundai HB20 (com o HB20X), Renault Sandero (com o Stepway), entre tantos outros, pegaram carona na “moda”.
Um marco interessante em modelos com essa proposta ocorreu com a estreia do Honda WR-V, nada mais do que uma adaptação do Fit seguindo a receita aventureira. Fica claro que, no últimos anos, as montadoras perceberam a importância que os SUV ganharam e, consequentemente, o aumento do desejo do público por modelos desse tipo. No jargão do marketing, os SUVs são o que existe de mais aspiracional hoje em dia.
Se muitas vezes modelos como o Jeep Renegade ou um VW T-Cross podem ter um valor elevado para uma parcela importante dos consumidores, o futuro SUV da Fiat baseado no Argo e o Nivus dentro da linha VW podem ser a resposta para quem deseja comprar um automóvel que remeta aos SUV e não seja nem muito grande ou nem caro demais. A própria Fiat, com o Argo Trekking, bem como a Ford, com o Ka FreeStyle, pensaram nessas versões especiais de olho nesse perfil de cliente.
Ao compartilhar vários componentes com o Argo, no caso do futuro crossover da Fiat, a fabricante consegue economizar em algumas etapas do projeto e na fabricação do carro, além de reduzir o custo final do veículo. Certamente o resultado do projeto 363 entregará um visual muito mais convincente do que um hatch com altura elevada, portanto com ainda mais apelo comercial.
Essa nova tendência entre as fabricantes locais começará a ser testada a partir de maio deste ano, quando está prevista a estreia do VW Nivus. O crossover da Fiat, por sua vez, deverá estrear só no ano que vem.
Uma vantagem dessa demora no caso do modelo da Fiat reside no fato de que até lá a FCA terá colocado no mercado sua linha de motores Firefly Turbo. A variante 1.0 sobrealimentada deverá figurar na opção topo de linha do modelo, o qual também deverá contar com câmbio automático, recurso cada vez mais indispensável nos carros modernos.
Mesclando elementos de modelos recentes da Fiat, como a nova geração da Strada e o próprio Argo, o designer Kleber Silva nos preparou a sua interpretação para o aguardado crossover da Fiat. Por tudo o que foi dito até aqui, o futuro modelo deverá contar com um porte relativamente compacto, mas entregando uma boa altura em relação ao solo e traços que evocam robustez em sua carroceria. Claro que a pesada camuflagem dos protótipos flagrados recentemente não nos permite ter uma ideia mais próxima do modelo definitivo, mas já nos servem como uma referência do que aguardar para o futuro crossover em linhas gerais.
Além da novidade derivada do Argo, a Fiat também deverá investir em outro utilitário esportivo com porte ligeiramente maior, porém mantendo a identidade da marca e o foco no uso urbano. A Fiat até o momento está demorando para entrar na categoria mais aquecida do mercado, mas promete ao menos duas investidas muito fortes no segmento. Vamos acompanhar de perto!