Descontos na Chevrolet Spin podem antecipar uma novidade importante para a minivan
Modelo segue como a única opção automática 7 lugares abaixo de R$ 100.000
Ainda nesta semana noticiamos aqui no Autoo uma promoção agressiva que a Chevrolet está promovendo para a gama Spin, com descontos que podem chegar a R$ 10.000 dependendo da versão. Mas será que existe alguma razão para a fabricante realizar a iniciativa neste momento? Algumas informações que surgiram nos bastidores no começo do ano nos ajudam a entender a alguns pontos.
Segundo foi apurado pelo jornalista João Anacleto, responsável pelo canal A Roda, a minivan deverá receber o mesmo motor 1.0 turbo que hoje figura nas gamas Onix e Tracker. Com isso, a fabricante deverá aposentar de vez o veterano 1.8 hoje aplicado na Spin.
A previsão, de acordo com o canal, é que o aprimoramento para a minivan chegue ao mercado ainda neste ano, portanto seria natural que a Chevrolet promova uma liquidação das unidades 1.8 que ainda tem em estoque, ainda mais em um cenário desafiador para o comércio devido às restrições impostas pelo combate à Covid-19.
Se a introdução do motor 1.0 turbo na Spin de fato se concretizar, certamente teremos uma melhora muito relevante em termos de conjunto mecânico na minivan. Hoje o motor 1.8 atuando com a caixa automática de 6 marchas deixa a desejar no desempenho e na economia de combustível quando comparado a soluções mais recentes. Basta notar a boa performance que o motor sobrealimentado entrega no Tracker, por exemplo.
É interessante o fato da Chevrolet seguir investindo no Spin, uma vez que atualmente o modelo é a única opção para quem deseja um carro automático com capacidade para 7 passageiros e valor abaixo de R$ 100.000.
Alguns rumores dão conta de que o Spin deverá estrear sua nova geração no Brasil em 2021, sendo que a renovação completa da minivan por aqui deverá seguir o que observamos hoje no Chevrolet Orlando chinês.
O curto período de tempo entre a substituição do motor 1.8 pelo 1.0 turbo e a possível estreia da nova geração da minivan cerca de um ano depois pode ser justificado por uma necessidade estratégica da fabricante de finalizar a produção do motor de maior deslocamento, uma vez que ele só é utilizado pela Spin e não justifica mais o investimento uma vez que a marca conta com alternativas bem melhores.
Só nos resta saber se os impactos da pandemia do novo coronavírus podem atrasar os planos da Chevrolet aqui no Brasil tanto para a introdução, em um primeiro momento, do novo motor 1.0 turbo na Spin bem como para o lançamento da nova geração do modelo. Vamos acompanhar!