Derivado do Palio, Fiat Siena usado é sedã de até R$ 20 mil fácil de manter
Com porta-malas de 500 l, modelo tem mais espaço que Corsa Sedã entre os principais rivais
O Fiat Siena chegou em 1997 trazendo como vantagem o generoso porta-malas de 500 litros, ou 220 l a mais que o do Palio, hatch que lhe serviu de base.
Nesse quesito, o sedã supera o do Chevrolet Corsa Sedan (390 l), mas perde para o do Renault Logan (510 l). Fora a vantagem do bom espaço para bagagens, o sedã também tem peças acessíveis e fáceis de encontrar, já que muitas delas são compartilhadas com outros membros da família, como a perua Palio Weekend e a picape Fiat Strada.
Entre as versões, o Fiat Siena chegou na EL 1.6 8V (82 cv) e 1.6 16V (106 cv) e HL (só com 1.6 16V). Com a popularização dos 1.0, a partir de 1999, surgiu o Siena 6 Marchas, que, associado ao inédito câmbio manual de seis marchas, rendia até 61 cv. No mesmo ano, o 1.6 8V ganhou injeção eletrônica multiponto, que lhe rendeu 92 cv.
Em 2000, acompanhado da primeira reestilização (assinada por Giorgetto Giugiaro), o sedã da Fiat passou a oferecer os seguintes motores: 1.0 8V (55 cv), o 1.0 16V (70 cv), o 1.3 16V (80 cv), 1.5 (77 cv, só no etanol) e o 1.6 16V (106 cv).
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Em 2003, veio o propulsor 1.8 da Chevrolet (103 cv), fruto do acordo entre a Fiat e a marca norte-americana. Com isso, o 1.6 16V saia de cena ao passo que 1.3 8V (67 cv) era incluído na nova linha. Em 2004, com a segunda reestilização, surgia a 1.0 Fire, mantendo a carroceria anterior e passou a ser flex (66/65 cv) a partir de 2005.
Confortável e prazeroso de guiar, o Siena da primeira safra pode ser uma boa escolha de carro barato por menos de R$ 20 mil. Só que, para isso, é preciso ter muita paciência, deixar a ansiedade de lado e garimpar pelas melhores ofertas no mercado de usados. Confira a seguir mais detalhes.
PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO
Imagem: Divulgação
- Forrações de portas e bancos
Bastante frequentes nos modelos mais surrados a partir do ano 2001, o acabamento de tecido das portas e bancos costumam se deformar e se soltar. A solução é levar em um tapeceiro especializado.
- Faróis
No Siena após o ano 2000, é comum ocorrer embaçamento na lente, feita de policarbonato. Lembre-se que um par de faróis novos é vendido por R$ 480.
- Câmbio
Quanto ao câmbio, teste todas as marchas e verifique se todas engatam com facilidade e, durante o test drive, avalie se o sistema não apresenta trancos ou trepidações.
- Amortecedores
Cheque ao passar por ruas de pavimento ruim ou mesmo paralelepípedo por possíveis estalos ou ruídos. Dependendo do caso, a origem pode vir de buchas desgastadas e pivôs com folga.
- Vazamentos de óleo
O vazamento de óleo é algo comum nos motores Fire da família Palio. Entre os pontos de origem mais comuns, o lubrificante escorre pela junta do cárter ou pelo bujão do cárter.
QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA
Imagem: Divulgação
O Siena herdou muitas qualidades do Palio e a robustez mecânica e o conforto são alguns exemplos com a diferença que no sedã, você estará amparado por um porta-malas digno de sedãs maiores. Se você gosta de abarrotar o carro para viajar, com este sedã você não terá problemas.
Mas, para isso, recomendamos as versões mais potentes, caso das 1.6 ou ainda a 1.8 de origem GM, ambas dotadas de oito válvulas. No caso desta segunda opção, atente para possíveis falhas ocasionadas pelo potenciômetro defeituoso que aciona o corpo da borboleta. Os preços iniciais que encontramos foram de medianos R$ 20 mil, para as unidades com motor 1.6 e R$ 27 mil para as com propulsor 1.8.
Caso faça questão das versões flex, só partindo para a Fire, equipadas com o 1.0 8V (66/65 cv), incorporadas à linha a partir de 2004. É uma opção recomendada para quem não costuma rodar carregado, ideal para o uso nos perímetros urbanos. Seus valores praticados são de R$ 23 mil.