Depois dos vazamentos, Citroën revela o C4 Picasso
Montadora francesa apresenta modelo com visual expressivo e oferece cinco opções de motorização
Apenas um dia após vazarem as fotos do novo C4 Picasso, a Citroën finalmente decidiu revelar os detalhes de sua nova minivan, inspirada no conceito Technospace, mostrado em março durante o Salão de Genebra. A novidade chega à França em junho deste ano, com visual bem mais expressivo e motores otimizados.
O novo C4 Picasso será montado sob a Plataforma Modular Eficiente 2 (EMP2), a mesma do Peugeot 308, responsável por deixar o veículo consideravelmente mais leve – pesa 70 kg a menos que sua geração anterior. A fabricante francesa afirma ainda ter produzido a primeira minivan compacta com motor de combustão interna a emitir menos de 100 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado. Isso se deve por conta do novo propulsor e-HDi 90 Airdream, a diesel que gera 93 cv. A transmissão é automática de seis velocidades e essa versão conta ainda com tecnologia start-stop, que desliga o motor quando em baixas rotações.
Há também a opção de mais dois motores a diesel, o 1.6 e-HDi 115 e o 1.6 Blue HDi 150, além dos propulsores a gasolina, VTi 120 e THP 155.
Embora o veículo esteja 5,5 cm mais curto, a capacidade do porta-malas saltou de 490 para 537 litros, ou 630 litros com os bancos rebatidos. Na parte de trás são três assentos individuais, que podem ser configurados de maneira independente. Por dentro, a Citroën parece não ter economizado no uso de materiais de melhor qualidade e traz revestimentos do painel, pontas e bancos em dois tons.
De série, há no painel de instrumentos uma tela sensível ao toque de sete polegadas, de onde se controlam funções como áudio, navegação, comandos do ar condicionado, telefone, entre outros. Como se não bastasse, ainda há uma tela maior, de 12 polegadas, localizada logo acima da outra, que mostra as principais informações do veículo para o motorista.
Entre os equipamentos destaca-se o sistema de visão 360º, com câmeras que mostram o entorno do veículo e o Park Assist, sistema que esterça o volante sozinho em balizas, cabendo ao motorista apenas acelerar e frear.
A Citroën do Brasil ainda não tem um posicionamento sobre a chegada do novo C4 Picasso no País. Por aqui, continua sendo comercializada a versão produzida na Espanha, com preços que partem de R$ 82.400.