Depois de muita promessa, Kia lança o Cerato Koup
Versão cupê traz motor 2.0 de 156 cv e custa R$ 79.900, mas vendas não devem passar de 50 unidades por mês
As montadoras até tentam ouvir o desejo dos consumidores, mas o preço elevado tem feito com que a maior parte das iniciativas acabe dando errado. Estamos falando de versões esportivas de modelos comuns. Aliás, verdadeiramente esportivas, com desempenho aprimorado e diferenças técnicas para proporcionar maior prazer de dirigir – porque os pseudo-esportivos estão sempre por aí, firmes e fortes.
A diferença se explica no bolso: para criar uma versão minimamente esportiva o custo é alto, o que reduz o público e, consequentemente, impede que eles sejam lucrativos. Resultado: vez ou outra surge um modelo esportivo para chamar a atenção nas ruas.
É o que deve ocorrer com o Cerato Koup. O modelo da Kia, prometido desde 2009, começará a ser vendido no começo de junho com preço de R$ 79.900. O preço é até baixo se comparado ao Honda Civic Si, uma referência no segmento, mas o desempenho do coreano é mais modesto. O motor 2.0, por exemplo, tem 156 cv contra 192 cv do japonês. Mas o visual é arrebatador.
Design próprio
Ao contrário de seus rivais, que usam a mesma carroceria hatch ou sedãs das versões normais, o Koup tem desenho próprio, bem diferente do Cerato. Para-choques com recortes imensos, rodas de perfil baixo e a carroceria cupê, sem as portas traseiras, mostram que a Kia não quis economizar nesse sentido. Para completar, as portas não possuem moldura, detalhe de carros alemães, mais caros.
A lista de equipamentos também é bastante generosa: ar-condicionado digital, teto solar, interior em couro, computador de bordo, piloto automático, rádio com controle no volante, CD, MP3, entrada USB e conexão para iPod, câmbio automático de seis marchas com opção sequencial por borboletas atrás do volante, rodas de liga leve aro 17’’, quatro airbags, freios com ABS e EBD, controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, setas em LED e botão de partida start-stop, entre outros.
E o Koup ainda pode contar com interior com detalhes em vermelho, além do preto básico. Apesar de todo esse pacote estético/técnico, a expectativa da Kia é modesta: vender 50 carros por mês. Tal qual sua velocidade, os esportivos passam rápido pelo mercado.