Depois de ir às alturas, preço do Elantra cai para R$ 83.900
Sedã da Hyundai chegou a custar R$ 96 mil após ganhar motor 2.0 flex, mas vendas decepcionaram
A estratégia do “se colar, colou” não funcionou com o Elantra 2.0 flex. O sedã da Hyundai foi lançado em abril com preço ‘estratosférico’ de mais de R$ 96 mil (valor que poderia beirar R$ 100 mil com teto solar), mas as vendas minguaram e agora a marca sul-coreana passou a oferecer o modelo com valor promocional de R$ 83.900, supostamente em 24 parcelas sem juros (o valor a prazo é de R$ 86.500).
O Elantra passou a contar com um potente motor 2.0 flex com 178 cv e uma pacote de itens respeitável, mas, por ser importado da Coreia, a Hyundai não repetiu a mesma generosidade dos tempos do primeiro Azera (sedã bem maior e que chegou a custar pouco mais de R$ 70 mil há alguns anos). Pelo contrário: transformou o sedã médio no mais caro do segmento, acima até das versões mais caras de Civic e Corolla, os mais vendidos do segmento e que têm preços mais salgados que seus rivais.
Ainda assim, o valor pedido pelo Elantra permanece alto, na mesma faixa das versões mais equipadas dos sedãs japoneses - Civic EXR, por exemplo, sai por R$ 83.890, enquanto Corolla Altis custa R$ 84.580.
Longe dos bons tempos
Na contramão dos modelos nacionais, os veículos importados da Hyundai experimentam uma significativa queda nas vendas. Antigos best-sellers da marca hoje têm demandas bem modestas. O i30, que chegou a liderar o segmento de hatches médios, à frente do Focus, agora não emplaca mais que 400 carros por mês. Pior situação vive o sedã Sonata, que está numa categoria justamente acima do Elantra. O modelo teve apenas 35 unidades vendidas em agosto mesmo com preço pouco maior que seu ‘irmão’.