Depois da Volvo, Jaguar Land Rover só terá elétricos ou híbridos em sua gama
A partir da próxima década todos os modelos vendidos pelo grupo inglês contarão ao menos com propulsão híbrida
Com metas de emissões cada vez mais rígidas e muitos mercados importantes, como o Reino Unido e França, optando por encerrar as vendas de automóveis a combustão, muitas montadoras estão optando por um caminho mais efetivo para entrar de vez em um cenário onde os combustíveis derivados de petróleo darão adeus ao mundo. Logo depois da Volvo, agora é a vez do conglomerado inglês Jaguar Land Rover anunciar que só oferecerá veículos eletrificados a partir de 2020. Logo, toda a gama das marcas terão modelos elétricos ou, no mínimo, híbridos.
“Todos os novos veículos Jaguar e Land Rover lançados a partir de 2020 serão eletrificados. Isso dará aos nossos clientes ainda mais opções de escolha. Nós iremos introduzir em nossa linha de veículos um novo portfólio de modelos elétricos que incluirá modelos 100% movidos a eletricidade e modelos híbridos. Esse movimento da Jaguar Land Rover rumo à completa eletrificação de sua linha começará com o lançamento do novo Jaguar I–PACE SUV totalmente elétrico e de performance da Jaguar, que estará a venda já no ano que vem”, explicou o CEO global da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, durante a abertura do Tech Fest, festival sobre tecnologia promovido pelas duas marcas.
Para celebrar a decisão da Jaguar Land Rover, a equipe da Jaguar Classic criou uma versão elétrica baseada no clássico Jaguar E-Type usando como base um Série 1.5 Roadster de 1968. Com o conjunto elétrico, o “mais belo automóvel já produzido na história” é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Voltando para a fala do CEO global da Jaguar Land Rover, o Jaguar I-Pace até o momento é um conceito, mas a versão final do modelo chegará às lojas em 2018 com propulsão somente elétrica. Marcas como Mercedes-Benz, Audi e BMW já preparam uma ofensiva nesse segmento com SUVs elétricos de alto desempenho, um nicho que mostra-se relevante para as marcas de luxo mostrarem suas fichas em um mundo cada vez mais eletrificado nos próximos anos.
Outro conceito revelado no Jaguar Land Rover Tech Fest foi o Jaguar Future Type, que mostra como deverá ser “a visão de mobilidade para Jaguar Land Rover para 2040”. O modelo conta com propulsão totalmente elétrica e sistema de condução autônoma plena ou nível 4.
A Jaguar Land Rover acredita que mesmo com o futuro inevitável dos carros autônomos, a fabricante ainda crê que seus consumidores desejarão ter a possibilidade de assumir o controle do carro e, mesmo com a profusão dos serviços de carros compartilhados, a questão da propriedade de um automóvel também é algo que será relevante para uma parcela dos consumidores da marca.
Um dos destaques do Jaguar Future Type é o volante presente no carro conceito. Chamado carinhosamente de Sayer, o volante conta com recursos de inteligência artificial, pode ser operado por comandos de voz e será capaz de responder perguntas, acessar notícias, dentre outras funções.