Depois da ''superpicape'', o que podemos esperar para a versão SUV do novo Hummer
Releitura moderna do tradicional utilitário militar deverá ser revelada no próximo ano
Certamente a GMC Hummer EV será uma picape altamente colecionável por todas as credenciais que ostenta. Superando a barreira de 1.000 cv e com mais de 1.500 kgfm de torque, não por acaso ela é classificada, com razão, como uma “superpicape” pela fabricante.
Mas a GMC, divisão da General Motors focada em veículos comerciais, não vai parar por aí e é praticamente certo que também teremos uma variante SUV desenvolvida em paralelo com o projeto da picape. O futuro modelo será um concorrente direto para investidas de algumas startups na categoria, como é o caso da Rivian.
Com isso, o designer Kleber Silva tomou como base o design da Hummer EV para imaginar como o será a versão “fechada”, por assim dizer, derivada da picape.
Uma premissa para o futuro SUV é o compartilhamento de toda a mecânica 100% elétrica da picape, incluindo, é claro, o conjunto propulsor com três motores e os destacados números de potência e torque. Segundo a mídia especializada norte-americana, contudo, a GMC pode considerar versões de entrada tanto para a picape como o SUV equipadas com um ou dois motores, tornando o preço mais acessível. Afinal, convenhamos, nem todos precisam de uma picape ou um SUV capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em cerca de 3 segundos.
Como é esperado em qualquer veículo que adote o nome Hummer, a releitura moderna do jipe que tornou-se consagrado pelas incursões do exército norte-americano vai adotar um estilo robusto e encorpado para a carroceria. Algumas notícias de bastidores sinalizam que o generoso comprimento do modelo também abre margem para que o SUV conte com três fileiras de assentos. De todo modo, podemos esperar um porta-malas extremamente generoso para o transporte de bagagens.
O Hummer EV em sua variante SUV deverá dividir com a picape o mesmo estilo para o interior, com destaque para o painel de instrumentos digital e uma ampla tela de 13,4” para a central multimídia. Nos recursos de tecnologia, além de um amplo pacote de assistentes de condução o SUV deverá adotar, a exemplo da picape, o Super Cruise. O sistema garante ao motorista condução autônoma por cerca de 322 mil quilômetros de rodovias mapeadas na América do Norte.
Não é esperada uma variação muito grande em termos de autonomia entre a picape e o SUV, a qual é estimada em 560 km para a Hummer EV recém-apresentada. A compatibilidade com sistemas de carregamento rápido de 350 kW certamente vão colaborar para que uma autonomia adicional seja alcançada de forma bastante ágil.
A expectativa é que a variante SUV inspirada pela picape Hummer EV seja apresentada no segundo trimestre de 2021 nos EUA. O preço do utilitário esportivo deverá ser ligeiramente menor do que o cobrado na picape, podendo partir de cerca de US$ 75 mil em seu catálogo inicial.
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